"X-Men Origens: Wolverine" é uma prequela da saga cinematográfica iniciada por Bryan Singer em 2000, baseada naquela que foi considerada há alguns anos a personagem da Marvel mais amada em todo o mundo. Revivendo a história de Logan - das guerras nas quais lutou ao recrutamento por Stryker -, Gavin Hood constrói um filme que parece reduzir a mística presente nos anteriores capítulos a uma fórmula meramente orientada para o entretenimento vazio e para o lucro desenfreado - abrindo portas a uma futura sequela de Wolverine, a um filme sobre a primeira turma de mutantes e, porque não, a futuras prequelas de personagens, tendo em conta os bons resultados de bilheteira.
Realizado pelo sul-africano Gavin Hood, vencedor de um Óscar com "Tsotsi" e responsável pelo interessante drama político "Rendition", "X-Men Origins: Wolverine" é uma obra oca cujo estilo e a forma predominam claramente sobre a substância e o conteúdo. Hood explora de uma maneira muito superficial o proveitoso conflito entre o Homem e o animal da personagem de Hugh Jackman e decide render-se à banalidade do fogo-de-artifício, num execício cinematográfico pouco audacioso. O problema não é o filme não responder às questões levantadas na trilogia, mas sim fazê-lo com pouca imaginação e criatividade. Não há reviravoltas inesperadas - até o destino de Wolverine nós já sabemos à partida - e ao contrário do que aconteceu com Singer - ou mesmo Ratner -, Hood não aproxima-se por uma única vez à metáfora política e social que rodeava a integração dos mutantes nas sociedades.
Depois de filmes como "The Dark Knight" ou "Iron Man" terem elevado a fasquia do género, no ano passado, para um patamar de excelência, torna-se difícil aceitar ser tratado de forma tão leviana numa sala de cinema. Há muita energia, é verdade, mas pouca coerência e racionabilidade. As personagens secundárias são pouco ou nada exploradas e chega-se ao cúmulo de arruinar um bom vilão para futuros capítulos. Não há um diálogo cativante e Danny Hyston não tem, nem de perto nem de longe, o carisma ou o talento de Brian Cox para transformar Stryker num vilão interessante e credível. Destaque positivo para dois nomes do elenco: Hugh Jackman, competente e solto na sua personagem; e Liev Schreiber, um actor de eleição, muitas vezes subvalorizado, que merecia um Sabretooth mais violento e sangrento, tal como na banda desenhada. Mal por mal, que venha Magneto.
Desafio: A acontecer um novo filme de origens, qual a personagem que gostavam que fosse explorada?
14 comentários:
não concordo.
o argumento é interessante,profundo dramaticamente e faz uma ligação eficaz com o original "X-Men".
hugh jackman está muito bem no seu papel.
o exagero de pirotecnia é que estraga um pouco o filme.
3.5*
Abraço
ainda nao vi o filme, mas espero ve-lo ainda esta semana.
pelo que pude inferir hugh jackman parece estar muito bem a representar neste filme e a historia parece interessante e coesa.
http://youngpeople-arts.blogspot.com/
Magneto, claramente!
Não podia estar mais de acordo. Tem aspectos positivos, mas sejamos sinceros, o filme é um pouco enfadonho.
Cumps
Sem dúvida nenhuma, o Gambit! Achei a personagem excelente, apesar de não ter tido muitos planos.
Concordo o post...
Tudo muito superficial, e ainda encontrei alguns erros de montagem nas cenas de acção, supostamente aquilo que devia ser o melhor do filme...
Sem dúvida que o Hugh, e o Liev evitaram uma nota historicamente negativa...!!!
Já agora gostei da cena inicial, com a passagem dos irmãos pelos diferentes conflitos militares...!!!
Um 'Origens' da Halle Berry não era mal visto...!!!
Do Magneto, pois para mim é dos que tem a história mais interessante.
Do Gambit também seria muito bom, na BD ele é um espião do Sinister nos X-Men, em cinema teria de ser algo completamente diferente.
O Deadpool é o mesmo que o Gambit o do filme nem pensar o da BD claro que valeria a pena, não pelos eu apssado mas pelo seu humor.
Mas escolhendo apenas um, Magneto claro.
Não vi o filme ainda...
Quanto a um de origens, estás a falar só da saga x-men ou do universo Marvel/DC?
Da saga x-men, talvez o magneto porque como já foi dito é um personagem com um background riquissimo.
Se estiveres a perguntar num âmbito mais geral penso que era altura de alguém pegar no Thor..
Origins: Magneto já está previsto.
Não acho que a fita seja uma obra prima mas não o achei tão fraco como tu. É verdade que a crise de identidade de Logan devia ser mais profunda mas há aspectos muitos interessantes como a relação de Logan com o irmão.
A acção brilha mas isso não é necessariamente mau.
Resposta ao defasio: Gambit.
Também acho que seria muito interessante um filme sobre Charles Xavier e Magneto, em simultâneo com a criação dos primeiros X-Men e que desse igualmente foco nalguns deles como a Tempestade e outros. No X3 deu-se a entender o Beast ter sido um dos primeiros a pertencer á equipa. Era uma forma de fazer sair mais X-Men cá para fora... e já temos rumores de Wolverine 2...
Uma coisa é certa, Wolverine é uma das personagens mais famosas e amadas da BD. Sempre foi a minha personagem preferida. Por isso mesmo, a única maneira pela qual poderei perceber que alguém defenda este filme é não conhecer a BD. Ou isso ou ser fã do Michael Bay.
Este filme é, pura e simplesmente, MAU! Destruiu toda a mística à volta de Wolverine. A fuga do complexo onde mesclam o adamantium com o esqueleto de Logan, por si só, dava para fazer um filme (que o diga quem leu a história original). Assim, temos meia dúzia de minutos de acção insonsa, quando na BD era das cenas mais sangrentas e violentas que já li.
O tratamento das personagens secundárias é, simplesmente, acerebrado e aquilo que fizeram ao Deadpool devia dar direito a nunca mais fazer um filme.
Salva-se o Hugh Jackman e Liev Schreiber, mas uma só pergunta: Wolverine e Sabretooth irmãos??? What the fuck? Que drogas andavam os argumentistas a fumar.
Para quem defende o filme aconselho duas obras da BD: os seis capítulos das verdadeiras origens de James Howlet/Logan/Wolverine no fabuloso "Marvel Origin: Wolverine", e a criação do mutante mais perigoso do mundo no violentíssimo "Weapon X".
Bem, temos consenso em relação ao Magneto. Vamos lá ver quais serão os próximos passos da Marvel!
Cumprimentos, obrigado a todos!
o filme nao presto prq o nao tem nada a hem com as historias horiginail so por isso
Enviar um comentário