É, muito provavelmente, o mais carismático e internacional blogue de cinema português. Com um design tão simples quanto atractivo, o "Cineblog" vive ultimamente, no entanto, de momentos, talvez devido à vida profissional do seu obreiro. Com rubricas fantásticas como "A Garagem de Kubrick" ou históricas como "O Post dos Posters", JBM sabe sempre quais os assuntos que realmente cativam os seus leitores.
"Arte em movimento", defende o slogan de "Cinema". A grande verdade, parece-me, é que Miguel Lourenço Pereira é um cinéfilo como poucos nesta blogosfera, com opinião bem formada sobre qualquer assunto cinematográfico, mas um blogger acanhado e solitário, que pouco se movimenta fora do seu espaço. MLP não dá sinais de se importar com essa solidão, ou não mantivesse ele um ritmo regular e contínuo de entradas de grande qualidade, dia após dia, mesmo que raramente participe alguém nas suas caixas de comentários. É pena, porque os artigos e devaneios cinéfilos de MLP não merecem passar despercebidos a toda uma blogosfera que frequentemente se contenta com muito menos.
"Na sua essência, define-se como um blogue pessoal de críticas e de análise fílmica. Nas suas ramificações reescreve na pedra frases memoráveis, eterniza num olhar momentos inesquecíveis". Roberto Simões tem feito um trabalho notável no seu "Cineroad" e a única crítica que lhe posso apontar é a ausência de datas nas entradas e a inexistência de arquivos e etiquetas no blogue, que dificultam a navegação.
O "Cinema Xunga" foi o primeiro blogue que conheci e aquele que me inspirou a criar o "Cinema Notebook". O estilo único do Pedro, tão jocoso quanto inteligente, é uma contínua lufada de ar fresco neste nosso mundo. A criação do "Gémeo Mau" foi uma ideia brilhante, para não falar das gargalhadas que "Chewbacca à Sexta" proporcionaram ao longo do ano. Nada boff este blogue!
"Preto e Branco" foi uma descoberta recente, infelizmente e não sei bem porquê. Mas não foi preciso muito tempo para perceber que Álvaro Martins e o seu blogue são os substitutos naturais de Francisco Mendes e do saudoso "Pasmos Filtrados". E esta é uma comparação que diz tudo sobre a qualidade de um blogue de cinema.
Cinema, música, livros... "O Homem Que Sabia Demasiado" sabe mesmo escrever sobre tudo e mais alguma coisa, sendo o seu blogue uma espécie de caixinha de curiosidades cultural. Numa mistura equilibrada entre factos e opiniões, desafios e retrospectivas, o blogue de Victor Afonso é um local obrigatório para qualquer tipo de leitor.
Será, provavelmente, a escolha mais polémica nesta lote de nomeados. O "Rick's Cinema" limita-se a seleccionar as noticias mais importantes do dia e a traduzi-las, raramente omitindo opinião sobre qualquer assunto. É, no entanto, espantosa a capacidade e ritmo de actualização e a dedicação que A.Santiago colocou no blogue, tornando-o num agregador de notícias cinematográficas em português mais do que suficiente para deixar qualquer um actualizado, sem precisar de consultar nenhum outro estaminé. É preciso gostar muito do que se faz para, parágrafos atrás de parágrafos por notícia, ter já actualizado o blogue mais de duas mil vezes só nos primeiros dez meses do ano. E, em todas as categorias, a dedicação foi um dos factores-chave na escolha dos candidatos.
11 comentários:
Agradeço desde já a nomeação. Fico grato e muito contente pelo reconhecimento ;)
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Subscrevo inteiramente as palavras do Roberto.
Parabéns aos nomeados. Há dois ou três que não conhecia mas que, a partir de agora, passarei a seguir. Continuem com o bom trabalho ;)
Obviamente que tenho aqui um grande preferido, mas a grande maioria é justa!
Obrigado da parte que me toca.
Queria só rectificar uma gralha no título do meu blogue: é "Demasiado" em vez de "Demasaido" ;)
Abraço!
VA
O Homem Que Sabia DemasIADO, corrigido ;) Sorry.
Cumprimentos a todos, não se esqueçam de votar nos Prémios dos Bloggers.
Gosto imenso de vários destes nomeados, mas também tenho um óbvio favorito, sem desrespeito aos outros!
Mas parabéns a todos!
Cumprimentos,
Jorge Rodrigues
Dial P For Popcorn
Miguel, estás tão acertado no teu excelente resumo (obrigado pelo que me toca) que só agora é que me dei conta que estava nomeado. Shame on me!
Tenho o meu favorito, mas o importante é a nomeação, dizem que ajuda a subir o cachet ;-)
um abraço
Obrigado pela nomeação.
Um abraço.
Antes de mais, parabéns por mais uma excelente iniciativa.
Depois, a pergunta: nunca mais ninguém ouviu falar do Francisco Mendes?
Frequentemente me interrogo por onde andará o melhor cinéfilo que já tive oportunidade de "conhecer".
Ainda hoje vou de vez em quando ao Pasmos Filtrados só para me deliciar com os seus textos.
Cumps
Sérgio, tentei trazê-lo para a Take, mas acabou por não resultar. Não sei o que se passa com ele, mas anda mesmo sem tempo nenhuma para a internet, pelo que me pareceu. Um abraço.
Enviar um comentário