sábado, janeiro 14, 2012

Resultados TCN 2011: Melhor Crítica


VENCEDOR: Game of Thrones 1x01 - Winter is Coming, por Syrin, do blogue TVDependente.

Nesta categoria, todos os nomeados eram justos e fortíssimos candidatos à vitória. A qualidade dos envolvidos nesta categoria advinha claramente de dois factores: o primeiro, o facto da crítica e análise de produtos cinematográficos e televisivos ter-se tornado nos últimos anos num dos pontos vitais da nossa blogosfera, com exemplares quotidianos aqui e ali que nada ficam a dever - para não dizer que ultrapassam mesmo - ao que encontramos publicado na imprensa - em jornal ou em revista; o segundo, a curiosidade de esta ter sido a categoria com mais propostas de nomeações, tendo levado a vários empates com apenas um voto, o que levou o júri dos prémios - eu e o José Soares - a desempatar e escolher vários dos nomeados, numa análise fria e racional a todas as candidaturas. Ironia das ironias, o meu favorito e um dos que não precisou de desempate para ser nomeado, acabou por ficar em último. É verdade, o texto do João Palhares sobre o Videodrome era o meu predilecto, por ter escapado a todas as regras convencionais de uma crítica de cinema e, mesmo assim, apelar como nenhuma outra análise ao visionamento do filme em questão. Ainda assim, e tendo em conta a qualidade dos nomeados, fico contente que o prémio tenha ficado com uma blogger, o que acaba por ser uma homenagem e um incentivo para todas as mulheres que embelezam e equilibram a blogosfera nacional de cinema e televisão.

1 comentário:

syrin disse...

Obrigada pela nomeação a quem escolheu esta minha crítica a Game of Thrones. Não acho que seja, nem de longe nem de perto, a melhor coisa que já escrevi - não comparado com os saudosos tempos de The Shield e Battlestar Galactica onde aí sim, eu me orgulhava dos meus textos - mas é bom ver que no meio de tantas nomeações, a televisão também está presente. Pena que autores que escrevem críticas excepcionais no TVD, como o caso do Miguel Ferreira, tenham ficado de fora, Mas pronto, é a vida.

Não li as outras críticas pois não vi nenhum dos filmes de que falam mas acredito que seriam todas excelentes, e que vem provar, como tu muito bem dizes, que a blogosfera consegue competir, e até mesmo derrotar por larga margem, o que se publica na imprensa especializada.

Já agora - se para a próxima houver mais críticas nomeadas na área da tv, talvez os resultados sejam diferentes. É que como sabemos, quanto mais concorrentes há, mais se dividem os votos. No caso da tv, como só havia uma crítica nomeada, a escolha para quem da nossa parte vinha era fácil, muito mais do que para quem vinha da área do cinema.

PS - Já agora, edita aí o meu nome no post, se faz favor, pois eu assino sempre como syrin e não com o meu nome.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...