domingo, outubro 21, 2012

TCN Blog Awards 2012: Informações


Candidaturas encerradas aos TCN Blog Awards 2012 e e-mails enviados aos responsáveis por algumas candidaturas "externas" a pedir a sua autorização para as submeter a deliberação da Academia, resta agora esperar que todos os jurados cumpram com os prazos estabelecidos e nomeiem de forma justa, ponderada e meramente quantitativa oito candidatos em cada uma das onze categorias. De forma a tornar o processo de nomeação e de posterior votação interna mais simples e uniforme em todas as categorias, ficou então decidido que, ao contrário de outros anos - onde tal era flexível -, este ano serão oito os nomeados a todos os galardões. Os números das candidaturas são animadores: 81 artigos, 147 criticas, 19 entrevistas, 36 iniciativas, 20 novos blogues, 38 blogues, 9 sites e 34 bloggers. Pena que, mesmo assim, vários blogues de qualidade não se tenham candidatado a nenhuma categoria, enquanto outros apenas o fizeram a prémios gerais (blogue individual ou colectivo), não enviando críticas ou artigos para apreciação.

Em relação a algumas críticas que surgiram nos últimos dias em relação à inexistência de categorias específicas para os blogues de televisão - e, no outro oposto, a criação de última hora de, exactamente, uma categoria específica para os artigos de televisão -, volto a referir o ponto de vista da organização: em cinquenta e oito blogues que se candidataram, apenas cinco blogues de televisão não justificam a criação de uma categoria específica para esta edição. Seria nomear todos, bons ou maus, e não os melhores. Dividir esses cinco em duas categorias de individual e colectivo, muito menos. Receber cerca de cinquenta críticas de televisão e isso permitir assim uma escolha das melhores, sim, justificou por parte da organização uma categoria específica. Proibir, como alguém disse, que blogues de cinema enviem artigos ou críticas de televisão e vice-versa, não faz qualquer sentido, porque o objectivo sempre foi divulgar o trabalho de qualidade dos autores desta blogosfera, sejam eles sobre que assunto forem. Ainda para mais quando muitos são blogues generalistas de cultura, que tanto abordam cinema como televisão, nas suas mais variadas vertentes.

Relembro que esta é uma iniciativa mutável, que edição após edição, reformula as suas regras sempre que assim acredita justificar-se. Não se trata de dar mais ou menos trabalho a esta equipa, trata-se simplesmente de uma questão de manter todas as categorias destes prémios competitivas e interessantes. Prova desta abertura a alterações é o facto de, para o próximo ano, já ter sido considerada e aceite uma sugestão para o limite de candidaturas ser por bloggers e não por blogues, algo que fez sentido à organização, para não continuar a prejudicar um autor e o seu trabalho apenas porque faz parte integrante de um blogue colectivo. Queremos que a nomeação continue a ser uma "medalha de mérito" e esta alteração apenas vai contribuir para tal. Já criar neste momento categorias específicas para blogues de televisão, iria exactamente destruir essa imagem.

Polémicas à parte, ficam os horários de divulgação de nomeados para a próxima quinta-feira, dia 25 de Outubro:

Melhor Site/Portal de Cinema/TV - 00:00
Melhor Artigo de Cinema - 08:00
Melhor Artigo de Televisão - 10:00
Melhor Entrevista - 12:00
Melhor Crítica de Cinema - 14:00
Melhor Crítica de Televisão - 16:00
Melhor Iniciativa - 18:00
Melhor Novo Blogue de Cinema/TV - 20:00
Melhor Blogue Individual de Cinema/TV - 21:00
Melhor Blogue Colectivo de Cinema/TV - 22:00
Blogger do Ano - 23:00

6 comentários:

Sam disse...

20 novos blogues? A sério?

Não dei nem por metade... :)

Abraço!

Manuel Reis disse...

Números muito bons, sem dúvida...

Bem, então para onde é que mandamos os subornos? :P

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Sam, nem eu conhecia mais de metade, pelo que fiquei muito contente de receber tantas candidaturas. E ainda ficaram dois ou três de fora que sigo actualmente e que começam este ano, para grande pena minha. Curiosamente, um deles, o meu favorito, recebeu uma candidatura externa para melhor blogue mas não para melhor novo blogue... vamos lá ver se consegue uma nomeação com os "tubarões". Abraço.

Manuel, não digo, que hoje em dia ser jornalista não dá grande pé de meia e ainda aceitavam :P Pode ser que apareça algum na cerimónia e pareça culpado :) Esse guião para este ano, já tá escrito? Hehe! Abraço.

Sam disse...

Sim, o meu comentário é, precisamente, uma manifestação de agrado.

A comunidade continua viva! :)

Abraço.

My One Thousand Movies disse...

O prémio de Melhor Site/Portal de Cinema/TV está para a meia-noite, vai ser o primeiro ou o ultimo?

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Será o primeiro Francisco! Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...