segunda-feira, janeiro 28, 2013

TCN Blog Awards 2013

O que mudar? Que ideias implementar? Que categorias devem ir à vida e quais as que devem ser criadas? Que sistema de votação adoptar? Exclusivamente aberto ao público, fechado ao júri ou outra vez misto? Uma academia novamente formada por outsiders? Ou pelos próprios membros da blogosfera de cinema e televisão a concurso, ficando estes simplesmente impedidos de votar em si mesmos? Quantas auto-nomeações por categoria? E estas devem ser limitadas por blogue ou por blogger? E, muito importante, onde realizar a cerimónia de entrega dos galardões este ano? Continuar em Lisboa pelo quarto ano consecutivo, onde é mais fácil arranjar convidados VIP e organizar o arraial, ou arriscar uma ida ao Porto? Digam de vossa justiça, ficando desde já a saber que pouco ou nenhum feedback poderá resultar num ano sabático, onde os vencedores serão simplesmente anunciados online. Sim, isto é pura chantagem. Mas quando algo dá tanto trabalho e rouba tempo que se farta a todos os envolvidos na organização, sem qualquer benefício financeiro em troca - muito pelo contrário, apenas prejuízo -, o mínimo que vos pode ser pedido é que contribuam, através dos vossos comentários, para a construção de uns prémios justos, úteis e relevantes.

Resultados Votações:

Lisboa - 15
Porto - 11

Sistema Misto - 14
Votação Academia - 10
Votação Público - 2

10 comentários:

syrin disse...

Que categorias devem ir à vida e quais as que devem ser criadas?

--> Mr. TCN Blog Awards.
Já tivemos direito a uma Miss, agora queremos eleger um Mister! :P

Miguel Reis (Knoxville) disse...

É melhor não, porque caso não me escolhessem a mim, ficaria altamente frustrado e provavelmente terminaria com os prémios de uma vez por todas :)

Jorge Teixeira disse...

Antes de mais, espero que estes prémios continuem sob os mesmos moldes, ou seja, que continuem fisicamente, com cerimónia e entrega ao vivo e a cores.

Quanto às categorias acho que este ano houve de tudo um pouco, em doses equilibradas e, sobretudo, justas, pelo que me parece que, no mínimo, será de manter as actuais e, quem sabe, incluir uma ou outra [Melhor design num blogue/site? - Melhor organização e estruturação num blogue/site? - Melhor Rubrica num blogue/site? (separar de iniciativa)...].

Em relação a Lisboa ou Porto, pessoalmente preferia Lisboa, mas tendo em conta que foi sempre no mesmo sítio, podia-se variar, não vejo porque não, isto claro se essa mudança se sustentar por ela própria. Depois a questão do voto, acho que manteria o voto misto, apenas alargava a "academia" a mais pessoas, segundo os mesmos moldes (pessoas fora da blogosfera), para aumentar a credibilidade. Manteria, acima de tudo, essas pessoas da academia como externas à blogosfera, sob pena de se votar nos "amigos", que seria sempre muito difícil de controlar.

E por agora, é só isto, ah e já votei :)

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Obrigado Jorge pelo contributo :) Melhor design/estruturação etc, para mim, são factores que contam na votação global para a categoria de Melhor Blogue, seja individual ou colectivo. Já o separar rubrica de iniciativa é uma hipótese, tenho apenas medo que mate a categoria iniciativa, já que rubricas não faltam, mas iniciativas são poucas.

Lisboa ou Porto, deixa ver as votações no que vão dar. Mais do que medo de termos pouca gente na sala, receio os problemas logísticos (distância de toda a malta que faz parte da organização) e de convidados para entregar os troféus. Mas é um risco que estou disposto a tomar caso me convençam disso, até porque gostaria muito de "nacionalizar" os TCN. Um abraço Jorge, thank u!

Sam disse...

Numa espécie de justificação a um dos meus votos, sou a favor da votação exclusiva de uma Academia inteiramente composta por pessoas externas à blogosfera.

Tal como se provou na última edição, potencia imenso o "factor surpresa" nos vencedores.

A meu ver, o voto do público, por mais legítimo que seja, não confere, em muitos casos, uma desejada visibilidade à blogosfera. As pessoas votam em determinado blog/blogger por amizade e não pelo trabalho, dedicação e qualidade alcançados em cada espaço.

Por fim, lanço a pergunta: não sou contra a amizade, bem pelo contrário, mas essa realidade não poderá "manchar" a própria credibilidade dos TCN?

Abraço!

Jorge Rodrigues disse...


Se não aparecer Coimbra aí nas opções fico chateado! :)

Jorge Teixeira disse...

Sim os factores design e estruturação estarão sempre incluídos na categoria de melhor blogue. Concordo, não pensei bem. A suposta nova categoria de rubrica, separada de iniciativa, seria interessante, e tendo em conta que cada vez mais há iniciativas para todos os gostos, acho que se sustentavam as duas.

O Sam colocou uma interessante interrogação - excluindo a votação do público os TCN passariam a ter maior credibilidade e imprevisibilidade, mas para isso teria de se aumentar significativamente a academia e talvez estruturá-la e pensá-la melhor. De qualquer modo parece-me, e concordando já com o Samuel, que o voto do público poderia e deveria existir pelo menos numa ou noutra categoria. No fundo, para continuar a haver a divulgação e a promoção dos blogues, um dos grandes objectivos dos prémios. Mas é de pensar essa exclusão em determinadas, senão na maioria, das categorias o voto do público na perspectiva de credibilizar ainda mais os TCN e os blogues premiados.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

brain-mixer disse...

Concordo com as opções faladas pelo Jorge aí em cima. Melhor Design é necessário.
Quanto à votação, a Academia poderia ganhar mais alguns jurados para diluir a votação.
Tenho outra ideia, que se pode juntar ou não ao sistema misto, que são os bloggers não-nomeados nas categorias poderem votar nessas mesmas, com outra fatia de percentagem dedicada apenas a nós bloggers. Mas sim, isso criaria mais entraves logísticos e tempo dispensado...

Rui Alves de Sousa disse...

Boas noites a todos.

Na minha opinião acho que a votação deveria ser só por parte da Academia, para evitar que bandalhos como eu ganhassem nos TCN (só venci na minha categoria pela votação do público, e penso que isso não seja de todo justo para os outros concorrentes, devido à diferença grande de votos que tive em relação aos outros nomeados). Mas esse dito júri teria de ser muito especializado na matéria (não sei quem foram os membros do júri dos TCN 2012. mas pelo que o Miguel disse na cerimónia, houve algumas influências na escolha dos nomeados nesse sentido), podendo ter ligações a blogues mas não dos deste género. Algo que seria muito difícil de conseguir, mas que talvez valeria a pena.
Lisboa pelas razões que o Miguel apontou, e espero que as pessoas do Porto (terra pela qual tenho muito orgulho, visto que foi lá que nasci) não vejam esta minha opinião como "centralização" na capital.
Não posso terminar sem agradecer, mais uma vez, toda a organização e empenho que está envolvido nestas iniciativas.

Obrigado,

Rui Alves de Sousa (Companhia das Amêndoas)

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Antes de mais, obrigado aos que participaram nos comentários e nas votações.

Sam, eu quase que concordaria contigo, mas existem duas razões pelas quais defendo em parte a votação do público: primeiro, porque ela própria é um sinal da "qualidade" de um blogue. Se as pessoas se importam por um blogue ou por um blogger, significará em parte que tal espaço ou pessoa terá qualidades que justificam perder tempo a votar nelas. A quantidade de seguidores fiéis de um blogue é, para mim, um índice de qualidade do trabalho feito em qualquer lado. A outra razão é que não houvesse as votações do público, e 90% dos posts de promoção da iniciativa, que abrem as portas a centenas de "desconhecidos" para conhecer outros blogues, não aconteceria. E aí perdíamos um pouco o objectivo dos TCN que, mais do que quererem mostrar-se como credíveis, querem divulgar a blogosfera de cinema e televisão. Sim, votação exclusiva da Academia poderia credibilizar os prémios. Mas isolava-os de certa forma, creio eu. Abraço!

JR, impossível neste momento. Já o Porto seria uma aventura que, pela falta de feedback neste post, provavelmente nem irá para a frente.

JT, alguns prémios com sistemas fechados de votação é uma hipótese. Até porque gostava muito de avançar com um prémio memória, de homenagem, a blogues que já foram à vida (há tantos e tão bons!). O problema será encontrar as pessoas em causa e conseguir que estejam presentes no dia.

Edgar, exacto, na teoria seria óptimo, na prática... impraticável. Já este sistema dá uma trabalheira do catano a nível organizacional, quanto mais meter dezenas de bloggers e votos no caminho. Quanto ao melhor design, para mim não faz muito sentido. O design é algo que, para mim, é um factor de avaliação quando voto ou nomeio um blogue. Claro que o foco vai para a escrita, mas tudo o resto conta. Abraço!

Rui, um abraço, obrigado pelo contributo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...