quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Tendência da blogosfera e da facebookosfera

Aqueles que gostaram de um filme - alguém falou em "Holy Motors"? - e que escreveram sobre o mesmo que ele "será certamente amado por uns e odiado por outros", são os primeiros a apedrejar quando alguém ousa falar mal dele. Coerente.

6 comentários:

Vegan Wolf disse...

não sei se pseudo-intelectuais ou génios fechados no seu próprio mundo. em qualquer dos casos, eles que deixem a porta fechadinha e fiquem lá com as cópias todas do filme.

Inês Moreira Santos disse...

Disseste tudo.

Sam disse...

Touché.

Cumps cinéfilos.

Um d'aqueles disse...

Não sei quanto à facebookosfera, mas aqui na blogosfera acho que ninguém se insurgiu contra tu teres uma opinião diferente. O que apenas referimos foi que a tua crítica se limitava a chamar o filme pseudo-intelectual, "pretensioso, presunçoso e disparatado" sem explicar o porquê de o ser. E usava o termo "surrealista" como se isso fosse obrigatoriamente um adjectivo negativo. Para mim pretensioso, presunçoso e disparatado é ter um blog sobre cinema em que se chama crítica a um texto que diz pouco mais que "acho que o filme é mau" sem se dar sequer um exemplo específico que fundamente essa opinião. No fundo tu acabaste de chamar todos os admiradores do filme de pseudo-intelectuais sem nenhuma justificação e ainda ficas chateado por não termos aceite a ofensa e ficado caladinhos. Já vi na blogosfera textos muito bons que explicam os motivos que levaram os autores a dar-lhe uma nota negativa e que consigo compreender mesmo que não concorde com eles. Desafio-te a escrever também uma análise séria ao filme e aos motivos que te levaram a não gostar dele, para assim compreender o teu ponto de vista. Quem diz a este filme diz também aos outros a que atribuis pontuações regularmente no blog e aos quais atribuis elogios ou críticas superficiais sem nunca os esmiuçar. Cabe-te a ti decidir se os teus leitores (nos quais eu me incluo há vários anos) são merecedores ou não de uma análise séria. O resto do blog é muito divertido, sem dúvida, mas as críticas pecam em fundamentação. Enquanto editor de uma revista não deverias ficar ofendido por te dizerem isto, uma vez que reparar nestas coisas também faz parte do trabalho de um editor.

Carlos M. Reis disse...

Vegan, Inês e Samuel, cumprimentos, obrigado pela visita.

Caro anónimo, não estava sequer a referir-me a algo que se tenha passado comigo, até porque fora o texto que elaborei sobre o filme aqui no blogue, não voltei a falar dele em lado nenhum. E na caixa de comentários dessa análise, acabei por responder a todos os que lá comentaram, por isso nada ficou pendente. Quanto às críticas que faz a esse texto, ao blogue e à minha pessoa, aceito-as naturalmente e humildemente, na pele de alguém que "escreve" sobre cinema por hobbie e prazer e não por motivos profissionais, que aí sim obrigariam a cumprir possíveis regras e procedimentos que justificassem um ordenado. Resta-me agradecer a sua visita regular e esperar continuar a contar com ela. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Entendido. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...