terça-feira, fevereiro 03, 2015

TCN Blog Awards 2015

a) uma nova categoria, Melhor Top/Ranking;
b) cerimónia de entrega das claquetes será realizada a 9 de Janeiro de 2016, como indica o cartaz do Edgar inspirado em ano de estreia de um novo Star Wars;
c) academia TCN constituída por quinze elementos, todos eles ligados à blogosfera de cinema e televisão, no presente ou no passado, que podem concorrer aos TCN caso assim desejem;
d) jurados da academia cujos blogues em que participam concorram (fase de nomeações) ou estejam nomeados (fase de votação qualitativa) em alguma categoria, não poderão submeter qualquer voto nessa mesma categoria;
e) a escolha e o convite dos quinze jurados será feita em Outubro de 2015 pela organização;
f) o mesmo blogue não poderá ter dois jurados na academia;
g) a identidade dos mesmos será secreta, inclusive dentro da própria academia;
h) pela primeira vez em seis edições, não haverá qualquer votação pública para eleger os vencedores;
i) para compensar, haverá uma bonificação de cinquenta pontos na pontuação final da academia TCN a todos os espaços que divulgarem a lista completa de nomeados, com respectivas hiperligações; se todos o fizerem, ninguém é beneficiado ou prejudicado.
j) para escolha de nomeados, será feita uma votação quantitativa (os elementos da academia escolherão os oito nomeados favoritos, sem qualquer ordem de preferência); para escolha do vencedor, será feita posteriomente uma votação qualitativa (no mesmo esquema actual [35/20/15/10/8/6/4/2 pontos]);
k) todas as candidaturas a nomeações passarão por um voto simples de elegibilidade (sim/não) por parte dos membros da academia TCN; aqui serão considerados factores como adequação à categoria, cumprimento dos requisitos temporais, se o espaço pode ser considerado blogue ou site, etc;
l) só serão considerados à nomeação para os TCN Blog Awards 2015 espaços/textos que concorram aos mesmos; não haverá nomeações directas por parte da academia.

12 comentários:

ZB disse...

Em relação ao ponto i), percebo a intenção mas acho que não faz sentido a divulgação das nomeações tornar-se parte integral dos resultados e do apuramento dos vencedores. No TVDependente sempre fizémos, e continuaremos a fazer, a divulgação, com menções (e respectivos links) a todos os nomeados. Mas sempre foi feito por vontade própria, por gosto e solidariedade para com o espírito da iniciativa, e não por interesse. Não acho que se devia premiar quem o faz, mas sim cada um fazê-lo livre de interesses. E quem não o quer fazer está no seu direito.

Antestreia disse...

Ainda há limite de nomeações por categoria/blogger?

f) se o CCOP for nomeado como iniciativa, conta como blog e por isso só um será da academia?
h) é um ponto fracturante, mas só vendo.
i) Concordo com o ZB.
j) Para alguns blogs haverá 14 júris, para outros 15. A nota final é a média ou é a soma dos 14/15 votos? São coisas diferentes.

Vamos ver como corre e em Janeiro volta-se a falar.

João Bastos disse...

Acho que estão no caminho certo! Creio que assim haverá mais justiça (conceito estranho e subjectivo neste tipo de eleição). :)

Continuação de bom trabalho, e já agora posso deixar aqui a minha disponibilidade para ajudar no que for preciso, dentro das minhas possibilidades!

Gosto de Cinema disse...

Tenho que apreciar com enorme interesse que os membros da academia achem que são os meus leitores. Sei que o meu blog é demasiado pequeno para entrar nestas contas, mas se o meu blog é pequeno é porque ainda não consegui conquistar os meus leitores. Contra mim falo, contudo considero estranho que um conjunto de pessoas se autoproclame capaz de avaliar seja o que for sozinho, quando quem me avalia todos os dias é quem me lê. Acredito que os membros da academia sejam experientes nestas matérias, mas, na minha opinião, são insuficientes para determinar a nossa qualidade. Não são vocês que me comentam, não são vocês que me lêem todos os dias. Escrevo com pseudónimo, porque já percebi que falar em nome próprio e ser do contra é o mesmo que ser aglutinado num conjunto de pessoas que não interessam à Academia.

ajanelaencantada disse...

Eu preferiria a criação do voto do público independente do da Academia para algumas categorias, como as mais gerais (melhor blogue, etc). Penso que alienar completamente o público não é correcto. Contra mim falo, que nunca foi o público a preferir o meu blogue.

Ao restringir o voto à Academia, saúdo o alargamento desta, que talvez peque por defeito. É utopia minha ver a blogosfera como uma comunidade empenhada em que muitos participam, e teriam direito a essa honra de "membership"?

Construa-se primeiro a comunidade, e escolham-se os membros votantes depois.

Boa sorte para tudo. Como sempre disse, passada a discussão, sejam quais forem as fórmulas utilizadas, estou do vosso lado. :)

Nuno disse...

Gosto de Cinema: não sou a favor de algumas coisas, mas só experimentando é que se pode saberse funciona. Se não for este ano que se acerta na receita, é no próximo. A Academia será composta por pessoas sem intenções de competir pois quanto mais se nomearem, em menos podem votar (exemplo: normalmente candidato-me a pelo menos oito categorias, logo não seria um membro útil).

Para avaliar comparativamente vários blogues convém ter conhecimento de causa e experiência. O gosto do público pode ser facilmente conseguido com passatempos.

Quanto a ser o preferido do próprio público, isso vê-se nas visitas e comentários, não nos prémios de dimensão nacional.


ajanelaencantada tentou-se com a ABC há uma década, com o Bloggers Cinéfilos com várias iniciativas alargadas... A comunidade existe, só não tem um local físico ou virtual onde se reúna.

Sofia Santos disse...

Vou digerir e depois dar-te-ei feedback. Seja bom ou mau, já sabes que te direi.

PS: Este nosso Edgar é muito talentoso. #sónãoémelhorporqueserecusaafazerumposterparaumfilmedasofiacopolla

kisses kisses

ajanelaencantada disse...

Nuno, e porque não tentar fazer isso acontecer? Um encontro anual, com debate, troca de ideias, talvez fosse interessante. Quão representativo é o Bloggers Cinéfilos? Qual o link? Gostava de explorar esta ideia de criar um ponto de encontro entre todos nós.
José Carlos

alguém que já teve um blog de cinema disse...

Só um detalhe sobre essa questão das "comunidades cinéfilas": geralmente começam bem, acabam mal.
Os mais recentes na blogosfera certamente que não têm conhecimento, mas sobre o exemplo dado, nem todos estão presentes.

Deixo também o pré-aviso de que essa ideia no facebook é capaz de não funcionar, porque muitos utilizadores bloquearam outros utilizadores. Portanto haverá um vácuo de informação.

A união da blogosfera é uma espécie de "mithós". Os TCN infelizmente têm reflectido e sofrido na pele isso mesmo.

Knoxville: votos de bom trabalho e sucesso para os próximos TCN

Carlos M. Reis disse...

Não vou responder individualmente a todas as vossas opiniões, que agradeço honestamente. O tempo dirá se foi a melhor solução ou não. Todos as decisões foram pensadas com um propósito e em resposta a alguma falha ou necessidade.

Em relação a dúvidas: os limites de nomeações serão os mesmos, 3 por categoria/blogger; a nota final é a soma dos votos, é indiferente se são 10 ou 15, porque quem não pode votar não vota na categoria inteira e não apenas no seu espaço; qualquer pessoa que faça parte do CCOP não poderá obviamente votar na categoria iniciativa no caso do CCOP estar nomeado; convidados casuais de outras iniciativas colectivas não terão essa limitação.

Obrigado a todos pelos votos de apoio e de sucesso. Vocês são os TCN. Abraços e beijinhos.

O Narrador Subjectivo disse...

Só para dizer que apoio todas as alterações para o formato de 2015; é uma experiência que se impõe e, a ser feita, agora é o momento.

A Academia poderia ter mais membros, de resto 5 estrelas.

Abreijos

Jorge Teixeira disse...

Parece-me uma mudança inevitável e consequente. O tempo o dirá se foi para melhor ou para pior. Também concordo que a academia deverá ter mais membros, sob pena de se equiparar com as dos anos transactos, e fora problemas de logística que compreendo. De resto, o que importa são os TCN, este blogue e toda a blogosfera.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...