"
I love the smell of napalm in the morning", "
go ahead, make my day" ou "
you've gotta ask yourself one question: do I feel lucky? Well, do ya, punk?" são apenas algumas das frases míticas que John Milius ofereceu ao mundo, tornando-o no final dos anos setenta e início dos anos oitenta o guionista mais bem pago e procurado de Hollywood. Considerado por muitos um neo-fascista amante de armas, exemplo transviado do que era culturalmente incorrecto, Milius não era um profissional de trato fácil e, por consequência, pouco manipulável: levava armas para as reuniões com os produtores e recusava adornar as suas personagens duras e viris, os seus motivos baseados no medo e não no romance. Amigo e colega de faculdade de nomes como Spielberg, George Lucas ou Coppola, Milius chegou a uma fase da sua vida em que decidiu que não queria apenas escrever filmes, queria realizá-los. Foi o princípio do fim da sua carreira, com títulos como o selvagem "
Conan the Barbarian" e, principalmente, o anti-comunista "
Red Dawn" a bloquearem-no diversas portas numa Hollywood liberal, claramente virada à esquerda. O "
anarquista zen" - assim o definiu Scorsese - que adaptou ao cinema o livro inadaptável ("
Heart of Darkness") e escreveu dez páginas do guião de "
Jaws" ao telefone com Spielberg, acabou na miséria depois de ter confiado a sua fortuna a um amigo contabilista e, quando preparava um regresso em grande com um filme sobre o imperador mongol Gengis Khan, a vida pregou-lhe uma partida. Uma que a dupla de realizadores Figueroa/Knutson usa como um twist final terrivelmente enternecedor, que nos apanha desprevenidos e faz-nos pensar como não demos conta dessa reviravolta mais cedo. Em suma, um belíssimo documentário sobre uma figura ímpar do cinema.
2 comentários:
John Milius é um dos cineastas americanos mais injustiçados das últimas décadas bem como John Carpenter. Eu acho que a principal razão é que tanto Milius como Carpenter nunca quiseram ceder às exigências e aos caprichos dos grandes estúdios de Hollywood. Digamos que ambos são os cabecilhas do cinema mais underground de ação / terror / suspense. Admiro muito ambos por isso!
Assinado por baixo Emanuel. Grande abraço.
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