sábado, outubro 17, 2015

Comunicar o Cinema


A blogosfera de cinema não tomou conhecimento nem foi convidada a fazer parte desta conferência intitulada "Comunicar o Cinema" - pelo menos, não vejo ninguém no painel que a represente -, mas muito se falou dos bloggers e da sua credibilidade, da necessidade do público de fazer a distinção entre críticos como o "Jorge Mourinha, o Vasco Câmara ou o Mário Augusto" e os jovens que não se preocupam com factos, já que estes últimos "contaminam o jornalismo e ameaçam os jornalistas". Mas, porque o melhor é cada um fazer a sua apreciação e julgamento, deixo-vos a conferência completa em vídeo. Do que vejo, ora saiu pedrada, ora saiu elogio ao nosso meio; e eu só gostava era de ter visto algum representante da blogosfera presente para dar a sua perspectiva e haver alguma equidade em palco. Não faz mal, continuo a acreditar que o tempo trará justiça, que os blogues de cinema em Portugal terão um dia o peso que os seus congéneres têm noutros países. E, verdade seja dita, esta não deixa de ser uma iniciativa louvável e interessante, mesmo que coxa na forma como ignorou na constituição dos seus convidados aquela que é, provavelmente, a forma mais criativa, original, específica, pluricultural e imparcial de comunicar cinema.

2 comentários:

ajanelaencantada disse...

O tempo não o fará sozinho. Neste mundo nada cai de pára-quedas (exceptuando os pára-quedistas, já agora). A "comunidade" blogger não existe como entidade, a não ser, talvez, durante os TCN. (com o devido respeito) É pouco. Penso que se podia fazer mais durante o resto do ano. O quê? Venha o brainstorm! :)

Emanuel Neto disse...

Eu adoro cinema e por isso quando surgem os magazines de cinema que passam nas televisões (com Mário Augusto e afins) eu, pura e simplesmente, mudo de canal porque como já disse gosto de cinema e não estou interessado em mexericos e fantochadas sobre os vestidos e as maquilhagens das atrizes / atores.
Além disso, para essa gente desses magazines o cinema significa apenas filmes de meninas de Hollywood e filmes patéticos de super heróis. Como eu detesto tudo isso não lhes passo cartão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...