domingo, junho 05, 2016

O CN foi enssapado

O Sapo decidiu descontinuar/encerrar o serviço de alojamento gratuito de páginas e ficheiros, servidor esse que serviu de base durante mais de uma década a todas as imagens usadas neste blogue, dos cabeçalhos dos posts às habituais classificações. Resultado? Este blogue - e provavelmente muitos outros - ficaram despidos na sua alma e no seu histórico de imagens, imagens essas muitas vezes fundamentais para o conteúdo de cada entrada. Pior ainda? Não consigo sequer aceder agora às mesmas para recuperá-las. Pela segunda vez - a primeira tinha sido o Blinkar, onde tinha centenas de hiperligações internas e externas guardadas - um serviço nacional destrói parte de uma vida de doze anos. O que é nacional é bom? O tanas. Nunca mais.

4 comentários:

Jonas disse...

Olá.

Se não conseguiu aceder aos seus ficheiros, foi porque não nos contactou. Estamos a enviar os ficheiros a todas as pessoas que nos contactam nesse sentido.

Se o encerramento o apanhou de surpresa foi porque não viu o mail que enviámos em Dezembro e outra vez em Janeiro.

E também não terá reparado no gigantesco aviso que colocámos na Homepage do serviço e, por último, não prestou atenção à mensagem que enviámos no servidor de ftp.

O que sugere que deveríamos ter feito a mais?

Carlos M. Reis disse...

Olá.

O que eu sugeria era mesmo a malta em Portugal ter algum compromisso com os serviços que cria e não os encerrar quando se tornam um fardo. No mínimo, oferecerem uma alternativa paga para quem quisesse continuar a usufruir do serviço. Porque ter acesso a todos os ficheiros não muda o facto de as milhares de entradas que foram feitas neste blogue - e noutros espaços - conterem como fonte o endereço da página alojada no Sapo. O que faria que mesmo com acesso aos ficheiros, teria que os alojar noutro servidor e mudar, um a um, os endereços fonte de milhares de imagens.

Para quem vai encerrar um serviço, acredito que tenham feito tudo o que era possível para contactar as pessoas. A mim não chegou. Acontece, é normal. Mas a questão não é mesmo essa - e, se fosse, não acredito que essa postura de "a culpa é do cliente" fosse aceitável. O que está aqui em causa é o encerramento. Um encerramento não a mais uploads por uma questão de espaço, mas um encerramento total do serviço que causa danos a quem confiou no mesmo.

Algo que não acontece lá fora com marcas de excelência, mesmo as que perderam influência e notoriedade nos seus segmentos com o aparecimento de alternativas mais modernas. Em Portugal, pensei que a Sapo seria uma dessas marcas com responsabilidade e apostei nela para guardar ficheiros e imagens relacionados com este blogue, confiando que nunca teria este problema que hoje enfrento. Aqui sim, o problema foi meu. A escolha que fiz. Estava errado. Ficam cerca de 600 críticas sem classificação, milhares de posts sem imagens, doze anos de história aos soluços. Acontece, é uma chatice, siga a marinha. Mas, haja algum bom senso, e não me escreva um comentário como que passando a responsabilidade do encerramento para mim. Esse ónus, e todos os danos que o mesmo causa, é todo do Sapo. Uma marca que eu julgava de confiança.

Obrigado,
Carlos Reis.

Jonas disse...

Carlos,

Obrigada pelo feedback (a sério). O serviço estava obsoleto há muito tempo para a grande maioria dos utilizadores. Já não era usado pela maioria dos utilizadores. Havia alguns que usavam ainda (eu incluída - também tenho um blog). Houve quem nos contactasse, pedindo ajuda, e nós ajudámos a resolver os problemas e as dificuldades que partilharam connosco, precisamente porque percebemos o impacto que o encerramento do serviço tem nos que ainda usavam.

Não concordo consigo quando diz que o erro foi seu, por causa da escolha. As Homepages do SAPO eram um belíssimo serviço de que muito me orgulho (mas sou suspeita).

Não passei a responsabilidade do encerramento para si, apenas tentei explicar que fizemos o máximo para minimizar o impacto da nossa decisão.

Apesar de estar a usar uma das minhas contas pessoais para responder (o que não é hábito), esta é uma resposta oficial e continuamos disponíveis para ajudar a minimizar o impacto. É do nosso interesse.

Se quiser, em conjunto, encontrar uma solução, o meu mail é jonas arroba co.sapo.pt Se preferir usar o mail que é mostrado na mensagem que aparece a quem visita as homepages, pode fazê-lo, também me chega.

A nossa disponibilidade é completa e total.

Vasco Pinheiro disse...

Carlos,

«O que eu sugeria era mesmo a malta em Portugal ter algum compromisso com os serviços que cria e não os encerrar quando se tornam um fardo.»

Isto é muito bonito de se dizer, mas a realidade é que as empresas vivem para serem lucrativas. Nenhuma consegue manter serviços online eternamente que deixam de ter massa critica e se tornaram obsoletos ao longo do tempo.

«Algo que não acontece lá fora com marcas de excelência, mesmo as que perderam influência e notoriedade nos seus segmentos com o aparecimento de alternativas mais modernas.»

Isto está completamente fora da realidade. Empresas como o Google, Yahoo, Microsoft etc, etc, ditas "Marcas de Excelência" frequentemente encerram serviços que deixam de ter relevância, basta pesquisar na net, deixo alguns:

https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Discontinued_Google_services
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Discontinued_Yahoo!_services

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