quarta-feira, novembro 22, 2017

Pedro Rolo Duarte (1964-2017)

Conheci o Pedro Rolo Duarte aquando dos "TCN Blog Awards 2012". O seu currículo enquanto homem da cultura falava por si. Já tinha feito de tudo um pouco e, uns meses antes, fez uma referência muito simpática ao meu blogue no seu programa de então na Antena 1, "Janela Indiscreta". Com essa recomendação, juntei-me a outros incontáveis jovens a quem o Pedro deu uma oportunidade de destaque na rádio, televisão ou em papel. Queria-o, por isso, muito nos TCN. Convidei-o então a apresentar o prémio de Melhor Entrevista dessa edição - categoria mais adequada seria difícil -, convite ao qual respondeu rapidamente com uma cordialidade e uma disponibilidade rara, para mim, que estava habituado a tantas não-respostas de figuras públicas com mais que fazer que passar uma tarde com bloggers de cinema. Visito agora os e-mails que trocámos na altura e relembro a sua simpatia e educação nestas palavras guardadas para a eternidade: "Caro Carlos", em todos eles; "conte comigo"; e, pela primeira vez, e que me lembre a única e última, um interesse verdadeiro nos prémios e nos nomeados, de modo a fazer mais em palco do que simplesmente atirar o tradicional "e os nomeados são".
O dia dos TCN chegou e o Pedro comprovou, em pessoa, toda a sua categoria, classe, charme e polidez. No palco - disponível no YouTube graças aos registos do Nuno Reis, a partir do minuto trinta e um - e fora dele. Foi a primeira vez que entregou um prémio, confessou. Tamanha honra. Para mim, claro. A sua voz, inconfundível, falou um dia sobre mim e para mim. Nunca me esquecerei disso. Até sempre e obrigado Pedro. Caro Pedro.

1 comentário:

Peter Gunn disse...

Um homem com H grande como se costuma dizer... Foi das pessoas que o desaparecimento mais me afetou nos últimos anos, quase como se fosse da minha família... Que descanse em paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...