quarta-feira, junho 14, 2023

20 Anos de CinemaXunga

Nem sei por onde começar. Sei que o tenho que fazer, não me perdoaria se deixasse passar este marco tão significativo para o Pedro, mas também para mim. Vinte anos de CinemaXunga, nos seus mais variados formatos. Fórum, blogue, redes sociais do Facebook ao TikTok - poucos sabem que a conta do CinemaXunga nessa rede social tem mais de cem mil seguidores e é actualizada com regularidade -, podcasts, Letterboxd, cerimónias de entregas de prémios - nunca esquecerei como um vídeo com cerca de cinco minutos colocou uma centena de pessoas a rir à gargalhada na edição dos TCN de 2014 -, festivais de cinema, canais de botão verde da MEO, livros, videoclubes e até uma conta no Pinterest ou idas como casal a casamentos em que oferecemos um quadro com uma corda com um nó de forca ao noivo. Vinte anos em que, primeiro o CinemaXunga, e depois o Pedro, fazem parte da minha vida. Fui dos primeiros a colaborar no fórum que criou em 2003 - desconfio até que já éramos velhos conhecidos de outro fórum relacionado com Newsgroups, local onde alguém - talvez até ele - promoveu o aparecimento do CinemaXunga, vinte anos que deram origem aos dezanove que este blogue tem hoje. Foi seguindo o seu exemplo, entusiasmado com o seu talento e a forma como escrevia sobre cinema, que criei o Cinema Notebook em 2004. Basta relembrar algumas das minhas primeiras incursões neste espaço para perceber a sua influência - sim, "2001" era um filme sobre macacos ganzados porque eu queria ter tanta piada como o Pedro.

Podia ficar aqui as próximas dez horas a escrever sobre o Pedro e o CinemaXunga. Infinitas horas de conversas nas nossas "Nalgas", gravadas para a posteridade ou em off. Gargalhadas sem fim. Ideias geniais que ficaram perdidas no tempo. Um sentido de humor de outro campeonato que não o nosso. Se o CinemaXunga fosse americano, hoje seria uma figura reconhecida por qualquer cinéfilo deste planeta. O Pedro é o nosso CinemaBlend, ScreenRant, MovieWeb, SlashFilm ou um de tantos outros que, tendo um mercado muito mais amplo, fizeram vida deste hobby. O Pedro não faz copy paste de humor; o Pedro cria o seu próprio material, entre falsas legendas ou gráficos da mais fina ironia. O Pedro foi o Insónias em Carvão para o cinema muito antes do Insónias sequer existir. Esqueçam os Tendinhas e os Lopes desta vida. Encontrem alguém que ame o cinema nas suas mais variadas formas, da chungaria de acção à mais abstracta distopia científica como o Pedro, e percebam como amar o cinema, verdadeiramente, é falar com paixão do bom, do mau, do bom que é mau e do mau que é bom. Sem preconceitos. A não ser pelo Nolan, claro.

Os Peitinhos da Quinta, os filmes boff e tanto outro léxico registado - seja a fatiar fiambre ou prostitutas para caberem em caixas de DVD -, o "Commando" pelo menos três vezes em VHS antes do pequeno-almoço, o Chewbacca à Sexta, o Dr. Kuka Veludo, a FuFA (Fundação do "Filmezinho Abandonado"), o Exército de Libertação do Nolan, a Rádio Cinemaxunga e... sei lá, tantas mais ideias e genialidades que me escapam à memória às horas impróprias a que escrevo esta breve homenagem. Mas mais do que tudo isto, o Pedro enquanto Pedro. Amigo de coração grande que oferece tanto sem pedir nada em troca, pai carinhoso e dedicado, profissional de excelência, galhofeiro que, como eu, gosta de arriscar, de pisar o risco, de não se levar muito a sério, de deixar uma ou outra provocação aqui e ali pelo simples facto de não haver nada melhor do que uma boa gargalhada. Obrigado Pedro por estes vinte anos. Venham mais quarenta, que só ainda agora começaste nos comprimidos azuis.

3 comentários:

Peter Gunn disse...

Excelente texto Carlos! O Pedro realmente merecia morar noutro sítio que lhe desse o devido destaque no panorama cinematográfico mas felizmente que habita por terras lusas porque assim podemos dizer que é só nosso e os americanos nem sabem o que estão a perder!

Pedro Pereira disse...

Um dia ir-se-ão escrever teses de como o Xunga influenciou a blogosfera tuga. Um verdadeiro influencer antes de existir tal coisa.

girl on film disse...

Tão bonito ♥
Cinemaxunga é Amor...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...