sexta-feira, março 16, 2007

Rankings CN: Mistérios de "Perdidos" (I/III)

Existem vários, às dezenas. Mas aqui na redacção do Cinema Notebook, decidimos escolher os dez que mais nos intrigam e expô-los à vossa opinião. Atirem com prováveis respostas, soluções ou meras convicções que vos fazem acreditar que sabem a razão para tais enigmas. Até porque é por estas e por outras que "Lost - Perdidos" acabou por se transformar no fenómeno que todos nós hoje reconhecemos.


(10) Décimo Lugar - Os Ursos Polares, Tubarões Dharma e outros animais improváveis.
Dois aspectos primordiais: Ursos Polares (que como o próprio nome indica, não se dão muito bem com o calor) a sobreviverem em temperaturas equatoriais e seguidamente, o modo de como eles lá foram parar. Não foi a nado desde o Ártico certamente. Mas não só os ursinhos. São muitos mais os animais que por lá param e simbolicamente já percebi o truque. Os ursos representam a Fúria, o cão de Walt a Inveja, o cavalo que a Kate vê o Orgulho e por aí adiante. Basta ir buscar um dicionário de simbolismos e perceber que para completar os setes pecados cardinais, falta apenas aparecer uma cabra na série. Mas objectivamente? Nem por sombras. Provavelmente são resultado de alguma experiência científica.


(9) Nono Lugar - Que raio de poderes tinha Walt para ser tão importante para "Os Outros" e como é que estes sabiam deste dom?
Vimos por mais de uma vez Walt demonstrar alguns poderes anormais, subtis mas absolutamente extraordinários. Como por exemplo, quando ao tocar no braço de Locke viu a escotilha ainda desconhecida de todos e aconselhou-o a não a abrir. Ou quando previu o futuro e avisou Michael, o seu pai, que tinham mesmo que ir embora (apesar de ter sido ele mesmo a queimar a primeira jangada, porque na altura queria ficar), pois as coisas iam ficar feias. Entre muitas outras situações arrepiantes. Afinal de contas, quem era Walt, o que lhe aconteceu depois do final da segunda temporada e porque raio era ele "o desejado" d'"Os Outros"?


(8) Oitavo Lugar - A estátua do pé com 4 dedos.
Quatro dedos no pé. Estátua antiga. Ilhas supostamente inexistentes e abandonadas. Podia continuar... mas acho que não é mesmo preciso. Se fosse daqueles malucos das conspirações, diria que dois pés com quatros dedos dá 8 (um daqueles fantabulásticos números mistério), e que a soma total de dedos do corpo dá 16 (olha, olha, mais um número mistério). Mas como não cheguei a esse ponto de insanidade mental, fico-me pela mais simples, mas também mais arriscada: a estátua tem dentro de si escondida uma das outras escotilhas da ilha. Ou então, a ilha já tinha sido habitada na antiguidade e pura e simplesmente faltou pedra para fazer o quinto dedo e o resto do corpo.

14 comentários:

brain-mixer disse...

Ahh o Lost de volta ao teu cantinho ;)
Eu gostei do "Enter 77", já por alturas em que a série estava a entrar no lodo. Agora os mistérios? Acho que vais ter de alargar a lista, é que eles não devem ficar por aqui...

Loot disse...

Tens visto a 3º season?

Carlos M. Reis disse...

Edgar, eu espero que começem a resolver alguns nesta terceira temporada. Eu por acaso, devo ser dos poucos que nunca deixei de gostar a ficar animado com a série. Continua a bom ritmo a meu ver, o que é difícil ao fim de 3 anos. Um abraço.

_Loot_, já vi 6 ou 7 episódios. Não aqueceu nem arrefeceu muito ainda. Acredito que o faça mais para a frente. Cumprimentos!

André disse...

Nem por acaso...acabei de ver o episódio 3.12 e os mistérios continuam a aparecer e a permanecer. Alvo de discussão frequente tudo o que gira em volta desta ilha/ilhas, reconheço que continuo sem explicações para a tramóia...

Anónimo disse...

Se tivesses visto os restantes episódios da terceira época já tinhas mais uns 3 ou 4 mistérios dignos de figurar nessa lista. Aquilo não pára.

Cumprimentos

Carlos M. Reis disse...

André e FJ, eu tinha esperanças que por volta dos 11º, 12º (metade da temporada) episódio começassem a resolver alguns mistérios, mas pelos vistos querem mesmo deixar tudo para o fim. O que é bom, apesar de extremamente desolador.

Cumprimentos, obrigado aos dois pelo testemunho escrito!

Anónimo disse...

Ei Edgar, no teu blog já fizeste um post dedicado aos mistérios do Lost não já? Eram os 50 mistérios, penso eu de que...

De qualquer modo, acho que é uma série que perde muito por não desvendar nada... Gostei da primeira temporada, mas a segunda desiludiu, e se na terceira também não revelam nada, então estamos mal! :P

brain-mixer disse...

Rafa, fiz mas o Knoxville tinha feito primeiro. Aquilo era sobre um TOP do ING que tinham publicado no site deles. Eu apenas "reencaminhei" com a devida menção ao cinemanotebook ;)

Carlos M. Reis disse...

Já nem me lembrava disso! RJ e Edgar, um abraço!

Anónimo disse...

Sabes que a estátua lembra um tal de colosso de rodes... uma das 7 maravilhas do mundo...

Carlos M. Reis disse...

Não sabia não Ricardo. Obrigado pela dica :)

triss disse...

Acho que o segredo do Lost é mesmo o facto de não desvendar os mistérios...
Apesar da série 3 ser bem diferente das outras duas,é uma continuação por isso acho que é como se fosse um filme gigante em vez de uma série com várias temporadas.

Fiquei á espera do Rodrigo e nada, teve uma cena a sair da casa de banho e outra a dizer uma linha....

Fã até ao fim!

Carlos M. Reis disse...

Sim Triss, muito burburinho se fez sobre Rodrigo Santoro e até agora praticamente nada a não ser um cameo ou dois. Quanto ao resto, também sou um "fã até ao fim!" :) Cumprimentos e obrigado pela visita :)

Anónimo disse...

realmente a 3º apenas merece ser vista no fim, mas a 4 esta a ser excelente onde aumenta significativamente o nº de misterios, pricipalmente em relacao ao jacob, e a ben linus, ao abbadon, c. widmore. abracos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...