domingo, janeiro 15, 2012

Resultados TCN 2011: Melhor Iniciativa


VENCEDOR: Petição José e Pilar aos Óscares, por Tiago Ramos, do blogue Split Screen.

Naquela que foi provavelmente a categoria mais emocionante de acompanhar ao longo das semanas por este que vos escreve, que constatou inúmeras ultrapassagens até ao último dia de votação, acabou por vencer uma iniciativa notável, rara e de sucesso inequívoco. A petição lançada pelo Tiago Ramos desdobrou-se um pouco por todo o lado, do facebook ao twitter, sem esquecer um blogue e um e-mail próprio, e acabou por conseguir o seu propósito. Se tal candidatura aos Óscares aconteceu por culpa e pressão da petição, provavelmente nunca iremos saber. Mas faz bem, e não custa nada, à blogosfera nacional acreditar que sim. O meu favorito, curiosamente e mais uma vez - isto começa a indicar que talvez não deva fazer parte da tal Academia TCN que irá existir nos próximos TCN Blog Awards e a qual abordarei mal terminar o anúncio dos resultados - ficou em último. Aquelas edições únicas e personalizadas do Brain-Mixer arrasam por completo com o bichinho coleccionador que vive dentro do meu cérebro. Se ele tivesse enviado uma cá para casa, quem sabe até levava o galardão tela para casa. Ou não, que manipular os votos seria uma coisa feia de se fazer! Mas fazível. Não, estou a brincar, não se ponham já com ideias - mas subornos são bem-vindos, anyway!

5 comentários:

syrin disse...

Eu votei no AnteCinema Magazine, pois acho extraordinário o que o AnteCinema blog tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos.

Quando à luta renhida entre a petição e o podcast TVD... ainda bem que ganhou a petição.

brain-mixer disse...

Miguel, eu não ganhei porque as edições SÃO MINHAS!! :D Nha-nha-nh-nha, Nhanha! :P
obrigado pela preferência, abraço ;)

Anónimo disse...

Não foi lá muito boa iniciativa, porque roubou a vaga ao Mistérios de Lisboa, que, para além de ser uma obra superior, tinha ganho grande hype em todos os festivais por que passou, e teria sérias possibilidades de estar nos 5 finalistas. Colocando o José e Pilar na categoria de Documentários teríamos mais hipóteses de ter 2 filmes portugueses nomeados. Isto para além de a candidatura do Mistérios de Lisboa ter o apoio do Almodóvar, alguém com peso efectivo em Hollywood. Ainda assim é sempre bom ver o público a valorizar o que é nosso. E isto só prova que este foi um ano bastante bom para o nosso cinema, deixando ainda fora da equação O Estranho Caso de Angélica, que é também um dos melhores do Oliveira e do cinema nacional dos últimos anos.

Tiago Ramos disse...

Ui, foi bastante renhido! :D

Anónimo, não ponho em causa a tua opinião, nem o facto de preferir o Mistérios de Lisboa, filme que gosto bastante. A escolha do José e Pilar (que se candidatou a Melhor Documentário, mas nem sequer figurou na pré-lista porque é muito difícil superar a concorrência norte-americana) em vez do Mistérios de Lisboa tem que ver com uma razão muito simples: o Mistérios é excelente, mas não é filme de agradar a Academia. Comparar o apoio que tem recebido dos prémios da crítica com o apoio que receberia da Academia é algo que não tem nada a ver, conforme a experiência demonstra.
Só o facto do Mistérios de Lisboa ser um filme de tão longa duração dissuadiria logo os outros membros de o verem... E quanto ao Almodóvar, recebemos o apoio dele, até porque ele é um dos produtores do José e Pilar, assim como o Fernando Meirelles, também membro da Academia.

Tiago Ramos disse...

Mas como é óbvio, é algo que nunca vamos saber ao certo, se o Mistérios de Lisboa realmente conseguiria uma nomeação ou não. De qualquer forma, o Paulo Branco publicou um recente FYC ao filme, promovendo-o para categorias como Melhor Guarda-Roupa e Melhor Direcção Artística. Quem sabe...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...