quinta-feira, outubro 30, 2014

TCN 2014: Nomeados Artigo de Cinema



Cannon: De Era Dourada a Estatuto de Culto, por Hélder Almeida, do blogue MovieWagon

"Ninjas, justiceiros à procura de vingança, desaparecidos em combate, artes marciais, dança, mestres de terror, aventuras místicas, campeonatos clandestinos e cyborgs em futuros pós-apocalípticos… tudo elementos que fazem parte do vasto cinema que compõe o legado da Cannon Films, uma produtora que respira anos 80 por todos os seus poros."


Creio que nem toda a gente percebe o debate “Cinema vs. Televisão”, por Pedro Andrade, do blogue TVDependente

"Há muito que se debate do outro lado do Atlântico a questão de como nos últimos anos se tem testemunhado um nivelamento entre a televisão e o cinema norte-americanos. O debate tem sido aceso, com posições discordantes, algumas até extremadas, mas assente numa realidade muito própria, que, pasmem-se os incrédulos, nada tem a ver com o resto do mundo."

E o Netflix português?, por Pedro, do blogue CinemaXunga

"Aquilo que Portugal tem neste momento é uma amálgama desconexa de tralha sortida, completamente desligada da realidade tecnológica do momento. A Blockbuster foi à falência por não ter se ter adaptado aos tempos e em Portugal só suportamos esta pouca vergonha porque não há alternativas. O que há é o mesmo que havia em 1989, só que mais caro. Na cabeça das grandes mentes das distribuidores andamos todos a ver CRTs de 27 polegadas com aspect ratio 4:3."

Greta Garbo - As Divindades também assinam contratos, por Aníbal Santiago, do blogue Rick's Cinema

"Existem muitos actores e actrizes. Vários têm talento, outros nem por isso, uns brilham mais alto e destacam-se mais do que os seus colegas, outros nunca passam do anonimato. Depois existem aqueles que conquistam a imortalidade, o direito a serem recordados por todos e nunca serem esquecidos, mesmo que a sua presença no Mundo terreno tenha terminado há várias décadas atrás. Greta Garbo, nascida Greta Lovisa Gustafsson, a 18 de Setembro de 1905, em Estocolmo, ultrapassou todas essas distinções e alcançou um patamar próximo das divindades cinéfilas, criando uma imagem misteriosa à volta da sua figura, arrebatando com o seu talento e sensualidade."


I can't hide my feelings from you now: amor e desejo em "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", por Walter Neto, do blogue Split Screen

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho começa e termina, simbolicamente, sem nenhuma imagem em tela. Apenas um fundo preto enquanto a faixa de áudio do filme ainda está presente. Uma pequena mostra do mundo de Leo, sempre no escuro. O que é maravilhosamente retratado quando seu pai atende a um chamado do filho que toma banho e pede ajuda para se barbear. Ao chegar ao banheiro, ele encontra o filho no escuro em frente a um espelho."


MGM - Passado, Presente e Futuro, por Aníbal Santiago, do blogue Rick's Cinema

" "Ars gratia artis" - "Arte pela Arte". Este é o lema da Metro-Goldwyn-Mayer, um dos históricos estúdios de Hollywood. Em 2014, o estúdio comemora noventa anos de vida. Noventa anos de História e de histórias, de grandes momentos e alguns fracassos, contribuindo de forma inolvidável para a sétima arte e proporcionando alguns grandes momentos a quem gosta de cinema. Neste artigo, procuramos efectuar uma breve exposição sobre o passado, presente e futuro da MGM, um estúdio que um dia primou por ter "mais estrelas do que aquelas que estão no céu". "


Revisitar as Videocapas da Tv Guia, por Edgar Ascensão, do blogue Brain-Mixer.

"Este artigo supõe-se ser uma análise visual do pior que se fazia a nível de design nas famosas videocapas VHS da Tv Guia desde o início dos anos 90. Mas no virar do milénio, a procura do público escasseou e a revista viu-se perante a decisão de parar de as fazer, lá por alturas de 2002. Mas se o nosso passado mais recente ficou com um vazio tremendo (eu nunca consegui ultrapassar o trauma, olaréx), decidi recriar mais capas com este sistema de grafismo linear, formatado e quase idêntico a todos eles. Comecei a fazer capas para filmes recentes, como se a revista nunca tivesse parado de as fazer..."


Top 12: Final Girls, por Rita Santos, do blogue Not a Film Critic

"Desde os primórdios do terror, que homens pujantes de virilidade e força física ultrapassam os obstáculos mais difíceis que se lhes atravessam no caminho. Mais impressionante só a heroína de aparência frágil mas de força anímica superior que consegue sobreviver ao Homem. Vários realizadores fizeram vida (milhões) de retratar essas mulheres. Chegou pois a vez de o Not a Film Critic homenagear as heroínas dos filmes de terror, leia-se terror terrífico e não terror como em pedaço de trampa que se vê uma vez ao engano e depois se apaga o filme do computador."

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