sexta-feira, dezembro 05, 2025

Stalked by My Doctor (2015)

Sites de encontros não funcionam com o Eric Roberts: são garrafas de Merlot mandadas para o lixo sem necessidade nenhuma. Telemóveis a conduzir, outra asneira grave, podes acabar numa urgência hospitalar a ser tratada pelo taradão do Eric Roberts. Pior, a ser beijada pelo Eric Roberts enquanto estás inconsciente. Já não se fazem cardiologistas destes, que sabem que o melhor remédio para um coração partido é um carinho maroto, um abraço apertado, uma snifadela nos lençóis alheios, um sonho molhado agarrado a uma boneca de brincar. O pior pai do mundo, uma mãe com alergia à penicilina, um namorado que é um artolas e o mais repugnante, maquiavélico e brilhante psicopata de dentadura perfeita que o cinema já viu. Pronto, a televisão por cabo norte-americana, provavelmente naqueles canais com três dígitos. O que interessa é que eu e o Pedro Cinemaxunga estamos comprometidos a desbravar esta pentalogia, tendo já arrancado negociações com o Sindicato de Biólogos de Zona Centro para trazer o Miguel Ferreira para esta aventura Robertiana. Bom funeral para encerrar este primeiro capítulo, uma verdadeira celebração de vida. Literalmente. E olhem que eu detesto aquela malta que usa o termo "literalmente" para tudo e mais alguma coisa. Literalmente falando.

quinta-feira, dezembro 04, 2025

Gene Hackman (1930-2025)

quarta-feira, dezembro 03, 2025

Pau Preto (1989)

Entre o fado no ouvido e o estafado nos olhos, garanto-vos que o título não está relacionado com o Ruy de Carvalho, apesar daqueles boxers reveladores na cena inicial poderem dar a entender que fosse uma indirecta. Telefilme da RTP que retrata as dificuldades de integração e adaptação de uma família que regressa de Angola logo após o 25 de Abril. Descobertas noturnas inesperadas na RTP Memória em que, na verdade, não se descobre nada de relevante. Mas caraças, era o Ruy de Carvalho, bêbado, racista (ou patriota?!?), de boxers apertadas e pau feito, enrolado na cama com a namorada do filho, o tal "pau preto". Vocês tinham resistido? Virgílio Castelo, António Feio, Vítor Norte e até o presidente angolano José Eduardo dos Santos, todos "putos", qual descoberta arqueológica.

terça-feira, dezembro 02, 2025

segunda-feira, dezembro 01, 2025

Cinema Paradiso (1988)

O grande problema de ter visto a versão de cinema primeiro é que agora vou ter que arranjar três horas para ver a versão de realizador de Tornatore, saber mais sobre o que aconteceu à Elena, e depois chegar aqui frustrado por não ser suficiente. Sim, eu vi o "Cinema Paradiso" pela primeira vez aos quarenta anos, e estou feliz por isso: mais novo não daria tanto valor, mais velho ficaria altamente depressivo. Raios partam a vida que passa, raios partam o cinema que se esvanece, raios partam as amizades que se perdem, raios partam o amor que não floresce. Já agora o meu Cinema Paradiso chamava-se Atlântida Cine, numa pequena ilha com três mil habitantes: lá chorei com o "Rei Leão", dei a mão a uma miúda mais velha da escola no "The Mask" e dei um jeito nas costas que durou duas semanas a imitar um movimento do Liu Kang no "Mortal Kombat".