“HERE'S JOHNNY” – Com esta frase, Jack Torrance atinge o auge da loucura no filme “The Shining” e nós quase que paramos de respirar…
The Shining é um filme do saudoso mestre Kubrick (amado por uns, odiado por outros) com base num argumento do não menos fenomenal Stephen King.
The Shining é um filme do saudoso mestre Kubrick (amado por uns, odiado por outros) com base num argumento do não menos fenomenal Stephen King.
Apesar de ter recebido criticas desfavoráveis pelo facto de ter alterado aspectos significativos da história original, o produto final da sua realização resulta num dos mais belos filmes de terror moderno onde todos os ingredientes de tensão e de desenvolvimento da acção são apresentados aos espectadores num crescendo de emoções. Sem recorrer a grandes efeitos visuais esta história acenta pois então, na força do argumento e das suas personagens.
A história centra-se na personagem de Jack Torrance (Jack Nicholson) que em busca de um pouco de sossego, que necessitava para acabar um livro, aceita o emprego de zelador num hotel centenário, palco de crimes bizarros e sob influência de forças ocultas. Desconhecendo tais acontecimentos, Jack parte para uma temporada de isolamento em companhia de sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e do seu filho Danny (Danny Loyd).
A partir do momento em que Jack e a sua família entram no hotel “Overlook”, fenómenos estranhos começam a acontecer…
Com interpretações notáveis (em especial relevo Jack Nicholson) e uma direcção segura, “The Shining” é sem dúvida o melhor filme de casas assombradas e um dos melhores de terror psicológico que já vi.
Tem o selo de obrigatório
Nota 8,5
Coutinho77
2 comentários:
Stephen King não escreveu o argumento para esta versão do Shining. Quem escreveu foi Kubrick em parceria com Diane Johnson.
Stephen King mais tarde escreveu um guião para outra versão da sua história, que é hoje conhecida como Stephen King's The Shining (mini-série).
Não fui eu que fiz esta análise, foi o Coutinho77, mas confesso que não sabia desse pormenor. Cumprimentos, e obrigado pela sabedoria ;)
Enviar um comentário