quarta-feira, outubro 12, 2005

Scream (1996)


Enquanto se prepara para ver um filme de terror,uma jovem (Drew Barrymore) recebe uma chamada telefónica de alguém que a força a participar num jogo de trivialidades desse género cinematográfico. Em risco está a vida do namorado, e o excesso de confiança injectado com uma pergunta fácil para aquecer ("Halloween"), revela-se fatal perante uma rasteira na pergunta seguinte ("Sexta-Feira 13"). A notícia espalha-se pelo liceu e não é propriamente pânico que se gera. Os estudantes parecem achar tudo muito divertido, como qualquer adolescente num filme de terror. Sidney (Neve Campbell), cuja mãe foi assassinada há quase um ano atrás, começa também a receber telefonemas e a ser perseguida. Entretanto, uma repórter da zona, Gale Weathers (Courtney Cox), confronta-a novamente com o facto de que ela pode ter acusado, e levado ao corredor da morte, um inocente - o amante da mãe - e que o verdadeiro assassino está agora de volta.

"Scream" é um filme de terror auto-fágico, na medida em que se alimenta - mastiga e cospe fora - de referências que são debitadas a uma velocidade impressionante, condimentadas por uma lista interminável de in-jokes e clichés. Wes Craven dirige um filme que tem o difícil intuito de viver dos clichés dos slasher movies - em que os personagens agem muito inconscientemente, praticamente saltando contra as lâminas dos assassinos -, e contorná-los, decompondo-os, porque estes são personagens que viram muitos destes filmes e sabem o que não devem fazer.

"Scream", chegando a tocar no ridículo em vários momentos, consegue, mesmo assim, manter uma narrativa estável, que nos surpreende no fim. E são exactamente estes dois "opostos" as principais razões para o sucesso de "Gritos". Juntando ainda uma magnífica realização de Wes Craven, bem como a sua reputação, e entende-se o grande sucesso e alarido que este filme provocou por onde passou. Um filme que consegue deixar em muitos momentos com pele de galinha os espectadores, mesmo quando se estão a rir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very nice site! » »

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...