sábado, junho 03, 2006

Hoje na TV (03/06/2006)

Em Nome do Pai (In the Name of the Father). De Jim Sheridan, com Daniel Day-Lewis, Pete Postlethwaite, Emma Thompson. Reino Unido/Irlanda, 1993, 126 min. AXN. Sábado 3 às 22h25

Gerry Colon e três outros jovens irlandeses foram falsamente acusados de matar cinco pessoas durante um atentado do IRA a um pub inglês, em 1974. Permaneceram 14 anos na prisão até que a sua inocência conseguiu ser provada. Este é o caso "Guildford Four", a história verdadeira que inspira o argumento de Em Nome do Pai, que suscitou fortes reacções no Reino Unido. À história verdadeira de Gerry Colon, Sheridan juntou alguns ingredientes ficcionais, como a relação de aproximação entre pai e filho ou a tentativa de desvio de provas por parte da polícia. Apesar do realizador ter sido acusado de distorcer os factos verdadeiros, o filme valeu-lhe sete nomeações para os Óscares.

Frequência (Frequency). De Gregory Hoblit, com Dennis Quaid, James Caviezel, Shawn Doyle, Elizabeth Mitchell. EUA, 2000, 118 min. SIC. Sábado 3 às 24h00.

O que é que faria se pudesse alterar um acontecimento da sua vida? Que momento escolheria? Para John Sullivan (Jim Caviezel), o protagonista de Frequência, não há dúvidas. Ele regressaria ao passado, até ao dia 12 de Outubro de 1969, quando um violento incêndio roubou a vida ao pai (Dennis Quaid), um heróico bombeiro de Nova Iorque. Esta tragédia marcou irremediavelmente a vida de John e assombrou toda a sua carreira como polícia. Mas na véspera do aniversário da morte do pai, durante uma tempestade, John descobre um velho rádio. Quando tenta sintonizá-lo, encontra uma estranha frequência, através da qual consegue comunicar com o pai nos minutos que antecedem a sua morte. Ao alertá-lo para a iminente tragédia, John consegue evitar a morte do pai, mas esquece-se de que, ao alterar o passado, todo o futuro pode ser profundamente modificado.

Sol Nascente (Rising Sun). De Phillip Kaufman, com Sean Connery, Wesley Snipes, Harvey Keitel, Cary-Hiroyuki Tagawa, Kevin Anderson. EUA, 1993, 125 min. Fox. Sábado 3 às às 22h00.

Baseado no livro de Michael Crichton, Sol Nascente aborda a questão da apatia americana face à agressividade económica japonesa. O enredo do filme desenvolve-se a partir do assassinato de uma jovem durante uma festa destinada a celebrar a união económica entre uma empresa japonesa e um poderoso empreiteiro americano. O vídeo de segurança grava o crime, mas não permite ver a cara do assassino. O assunto é delicado, pois pode comprometer as relações entre os dois países. O detective Web Smith (Wesley Snipes), da polícia de Los Angeles, é destacado para investigar o assassinato da jovem. John Connor (Sean Connery), um perito em cultura japonesa já reformado, é chamado para auxiliar a polícia e servir de elo de ligação com os japoneses. Tôru Takemitsu, autor da música original do filme, foi distinguido com o Prémio ASCAP.

Reportagem: Peste Branca. SIC. Sábado 3 durante o Jornal de Sábado.

Reportagem de Carlos Rico, com imagem de António Pereira, sobre a tuberculose, que continua a matar milhares de pessoas por dia em todo o mundo. Jorge Sampaio foi o rosto escolhido pelo secretário-geral da ONU para liderar a luta contra a doença.
Fonte: Jornal Público

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive a ver o "in the name of the father".
Muito bom. Muito intenso bem ao estilo satírico de Jim Sheridan. Daniel day lewis mostra toda a sua veia artistica como excelente actor. A história é uma alfinetada nas politicas entre Inglaterra e Irlanda e da descriminação e ódio entre estes dois paises. Pelo meio algo que nunca muda: amor de pai e filho.

Gostei muito!

9/10

Carlos M. Reis disse...

Nunca tinhas visto Kubrick?

Reparaste lá pelo meio na grandeza do Benfica? :P

Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...