A vida do cônsul português em Bordéus é apresentada esta noite, por volta da meia-noite, na 2:, num documentário liderado e apresentado pelo advogado José Miguel Júdice. O seu percurso, bem como o confronto com Salazar, quando passou sem autorização e por sua iniciativa, vistos a cerca de 30 mil judeus, fazem dele um dos mais benévolos portugueses da nossa história. Se porventura votasse nos "Grandes Portugueses", pertenceria a ele o meu voto.
7 comentários:
Já vi 8 dos 10 documentários e confesso que este (até agora) foi o meu preferido.
Foi um grande português e muito mal tratado. Só quase em 1990 é que lhe foi feita honra como um humanista. Foram 40 anos de injustiças cometidas a ele e a todos os 14 filhos.
Admiro Aristides de Sousa Mendes, mas tenho vergonha de Portugal o ter ignorado por tanto tempo. A homenagem vem tarde demais.
PS: Não sejas forreta, vota lá no gajo que eu depois pago-te um café! ;)
Pronto, vou votar apesar de saber já quem serão os dois primeiros (e mal) classificados: D.Afonso Henriques e... Salazar.
Um abraço Coussier.
Grande português. Tivesse nascido noutro país e era idolatrado, livros seriam escritos, filmes produzidos... em Portugal temos a tendência para esquecer quem faz a diferença e é realmente importante. É pena.
1 abraço.
Está tudo dito nothingman. Cá o resultado final certamente irá colocar um ditador e opressor à frente de ser humano que salvou e sacrificou-se por milhares de outras vidas. É o que temos.
Concordo plenamente! Se votasse, face à lista que está à disposição, votaria de olhos fechados nele! ;)
Cumps
Um dos maiores heróis da Segunda Guerra é português, mas parece que em Portugal ninguém se importa.
(Já agora, e para os poucos que realmente se importam, podem ler um textozinho que escrevi sobre o corajoso cônsul no blogue A Bomba:
www.a-bomba.blogspot.com)
Enviar um comentário