domingo, março 04, 2007

Qual o vosso filme favorito de Stanley Kubrick?

E, numa frase, porquê? Pelos lados do Cinema Notebook, a resposta é incontestável. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb usura larga vantagem sobre qualquer outro. Se existem obras intemporais, esta é uma delas. A forma como satiriza a natureza humana é de uma audácia incomparável. Tal como o talento e genialidade de Peter Sellers.

37 comentários:

Anónimo disse...

A escolha é difícil, pois são quase todos geniais.
Mas concordo com o Dr.Dtrangelove. Sellers no seu melhor, argumento espantoso.

Carlos M. Reis disse...

Eu de Kubrick, apenas tenho um pequeno ódio de estimação: 2001: Odisseia no Espaço. Não pela sua realização, fotografia e técnica, que roça a perfeição, mas pela nulidade sentimental e emocional que o filme me transmitiu. Custa-me ver muita gente considerar 2001 o melhor filme de Kubrick. Mas gostos não se discutem, lamentam-se :)

Cumprimentos José, obrigado pela visita.

Anónimo disse...

A Clockwork Orange sem dúvida...

Carlos Pereira disse...

Clockwork Orange! Absolutamente genial, embora ame todos os filmes de Kubrick.

Quanto ao 2001, senti isso da primeira vez que o vi. Não gostei, e pior, senti-me desiludido por não gostar do filme. Contudo, com cada revisionamento vou gostando mais e mais do filme. Mas admito que é uma obra que nunca ninguém conseguirá alcançar plenamente, tal a complexidade da sua visão.

Um abraço!

http://the-other-side-of-donnie-darko.blogspot.com/

Carlos M. Reis disse...

"Não gostei, e pior, senti-me desiludido por não gostar do filme." Na mouche. Senti exactamente o mesmo.

Obrigado pela participação Marco e Carlos. Cumprimentos.

PS: Carlos, vou acrescentar à lista o teu blogue.

Carlos Pereira disse...

Também já acrescentei o teu! De facto já leio as tuas críticas há uns tempos.

E ainda bem que existe alguém que também goste do Saw! É difícil encontrar alguém que diga que gostou do(s) filme(s), tal é o medo que isso estrague o seu lado intelectual :P

Cumprimentos!

inêsgens disse...

Tenho de ir com o A Clockwork Orange. Pelos cenários, pelos planos tão irónicos quanto surrealistas, pelos actores, pelos diálogos que vão da comédia mais pura ao esquizofrenismo mais diabólico.

inêsgens disse...

Apercebi-me de que, com o entusiasmo, acabei de inventar uma palavra: esquizofrenismo. É engraçada mas tenho de me limitar à esquizofrenia que, pelo menos, figura no dicionário.

Continua o bom trabalho!

Anónimo disse...

ahh eu nao me devia pronunciar: 1º nao vi o dr strangelove, nunca consegui acabar d ver o 2001, embora tenha tentado umas 5 vezes, e tb nunca vi o barry lyndon. 2º adoreiiii o shining, todo aquele ambiente, o hotel, q é maravilhoso, a fotografia, é muito boa, e claro o meu ídolo, jack nicholson.

Anónimo disse...

a clockwork orange.. é simplesmente genial o meu filme preferido

Carlos M. Reis disse...

Caro Carlos, o meu lado intelectual já deixou de existir à muito tempo quando, numa iniciativa de brincadeira para o saudoso Cinema Xunga produzi uma crítica ao 2001: Odisseia no Espaço, em versão basofe e fui apedrejado filosoficamente por todas as raças, etnias e religões :P Um abraço.

Inês, olha que por mim passava despercebida a invenção. Até porque eu próprio fui e sou apreciador e inventor de vocábulos no meu blogue nos últimos anos: WOODYALLanesco, fantabuslástico e por aí adiante. Honestamente Esquizofrenismo pareceu-me bem :P Quanto a "Clockwork Orange", é uma das duas obras mais reconhecidas de Kubrick sobre as quais nunca pus os olhos. A outra é Lolita. Uma falha a corrigir rapidamente.

Agata, também gostei de "The Shining", mas foi uma desilusão devido às altas expectativas que tinha. Amei e adorei o filme até aos últimos 15, 20 minutos, onde, na minha opinião, perde bastante do seu espirito naquela perseguição labirintica. Quanto a Jack Nicholson, é só e apenas um dos maiores de sempre no ramo e certamente o veremos mais uma vez este ano, em grande, com "The Bucket List". Cumprimentos e obrigado pela visita.

Joana, tal como disse à Inês, é uma das minhas principais falhas como cinéfilo (das muitas e quase infinitas que tenho). Mas fica prometido um rápido visionamento nos próximos dias. Obrigado pela visita. Cumprimentos.

Carlos Pereira disse...

Por acaso já tinha lido esse texto e fartei-me de rir. Abraço!

Carlos Pereira disse...

Também estás desesperado para ver o "The Fountain" portanto. Somos dois! O "Requiem For a Dream" é um dos meus filmes preferidos. Cheira-me que este "The Fountain" vai ser o filme do ano :P

Carlos M. Reis disse...

Completamente. É daqueles poucos filmes que me vai levar logo no dia de estreia obrigatoriamente ao cinema. As expectativas estão altas, espero não sair defraudado.

Um forte abraço.

Francisco Mendes disse...

Sabes perfeitamente como adoro o "2001", mas entendo perfeitamente teu ódio. Se procuras sentimento como motor propulsor, espero que te apaixones por "The Fountain". É um "2001" com coração a pulsar no seu âmago.

Abraço Knox!

Loot disse...

Ora bem filmes do senhor Kubrick, vi a clockwork orange, barry lyndon, shinning, eyes wide shut e full metal jacket, de entre os visionados o preferido é sem dúvida, a clockwork orange. Mas ando atrás do 2001 e do strangelove há já algum tempo, mas ninguém tem, nem o meu videoclube que é fraquíssimo.

André disse...

Bom, não vi todos os filmes do Mr. Kubrick. Não partilho o ódio de estimação pelo "2001", embora concorde que seja um filme algo difícil de digerir. Ando curioso para ver o Dr. StrangeLove já que só oiço dizer bem. Dos que tive oportunidade de ver, The Shining é sem dúvida o meu preferido, ou não contasse com o Jack.

"Here's Jack!!!"

Unknown disse...

'2001'e 'Lolita'. 'Dr.Strangelove', apesar de Peter Sellers, não me enche as medidas.

Carlos M. Reis disse...

Francisco, não irei perder certamente. Depois digo-te qualquer coisa. Um abraço Katateh!

_loot_, são filmes dificeis de arranjar em qualquer videoclube. Mas uma espreitadela a quaquer superficie comercial de venda, e encontras sem grandes problemas a 10 euros. Um abraço.

André, atira-te rapidamente ao Dr. Estranho Amor! Um abraço.

Harry, respeito a tua opinião. Cumprimentos.

Anónimo disse...

É complicado decidir, mas acho que o que gostei mais foi o A Clockwork Orange, seguido do Paths of Glory e The Shining.
1abraço.

brain-mixer disse...

Ora, tem mais piada perguntar "Qual o filme de Kubrick que mais detestam?" :P

E sim, também tens aqui um detractor desse filme sobrevalorizado que é o 2001 (e tu já o sabias), mas não o odeio como tu, apenas torço o nariz...

Anónimo disse...

Dr. Strangelove e Shinning são os meus favoritos, é dificil decidir entre um e outro.
Quanto ao 2001, não tenho nenhum ódio ao filme, mas não é o favorito...

Carlos M. Reis disse...

Nothingman, um abraço! Obrigado pela visita.

Edgar, também não é caso para tanto :P É bom saber que não estou sozinho na minha birra contra 2001 :D Um abraço.

RJ, obrigado pela opinião e pela visita. Um abraço!

Susana Fonseca disse...

Clockwork Orange ou Barry Lindon.

Cumprimentos cinéfilos

triss disse...

Indo contra a corrente, corajosamente, o melhor filme é o 2001.

A Lolita recomendo vivíssimamente que leiam o livro, que é absolutamente genial. E o filme não lhe chega aos calcanhares:-)

Carlos M. Reis disse...

Lua Obscura, obrigado pela visita e opinião. Cumprimentos cinéfilos :)

Triss, quem vai contra a corrente somos nós, poucos e escassos "detractores" de 2001. Já a Lolita, como disse anteriormente, nunca vi (nem li). Cumprimentos, obrigado pela visita :)

Joana C. disse...

Clockwork Orange!

Joana C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos M. Reis disse...

Bem, pelos vistos, Laranja Mecânica é mesmo o favorito de Kubrick dos cinéfilos nacionais.

Cumprimentos Joana.

C. disse...

Ui, adoro Kubrick, logo a escolha é muito, muito difícil... acho que não consigo mesmo escolher apenas 1.

Destaco por isso, os meus preferidos (por ordem alfabética eheh): Barry Lyndon, Clockwork Orange, Shining.

Anónimo disse...

O último. Foi o meu primeiro. E é o que mais me arrasa quando vejo. Embora também reconheça a centelha de génio de Laranja Mecânica...

Carlos M. Reis disse...

Wasted, estás de volta. A ver se é desta que te envio os "saxofones" :) Cumprimentos!

Helena, eu não gostei de Eyes Wide Shut, mas preciso de voltar a vê-lo. Quando vi, era muito jovem e o meu conhecimento de cinema ainda mais nulo do que é agora. Cumprimentos!

Teresa disse...

Barry Lyndon, em definitivo.

Visualmente é uma tapeçaria de uma beleza de cortar a respiração. Extraordinária recriação de época. Maravilhosa banda sonora.

Como se tudo isto não bastasse, permite-me rever o meu amado Castle Howard, onde Brideshead Revisited foi filmado.

Parece-me que foi muito recentemente editado cá, já o tinha há muito, via Amazon. Decepcionante na falta de extras.

Excelente blog.

Anónimo disse...

1-Laranja Mecânica
1-Shining
1-Drº Strangelove

Não é fácil a escolha

Carlos M. Reis disse...

Teresa, antes de mais obrigado pelo elogio. Eu gostei de Barry Lyndon, mas honestamente não completou as minhas expectativas. Já a série com Jeremy Irons nunca tive a oportunidade de ver. O filme sobre Charles Ryder chega já em 2008. Cumprimentos!

Paulo, obrigado pela visita e pelo testemunho :) Cumprimentos.

Teresa disse...

Knoxville, até tenho medo de ver o filme, porque a série é PERFEITA. Nunca houve uma adaptação tão extraordinariamente fiel de um livro. Os actores apoderaram-se de tal modo das personagens que é impossível imaginar outro Charles Rydes, Sebastian Flyte, Lord Marchmain que não sejam Jeremy Irons, Anthony Andrews e Laurence Olivier. E todos os outros. Diana Quick, John Guielgud, etc. Vá a correr ver! Nem sabe o que perde.

Por outro lado invejo-o. Poder rever aquilo pela 1.ª vez...

Carlos M. Reis disse...

Fica registada a sugestão. Quem sabe um dia ;)

Cumprimentos e mais uma vez, obrigado pela participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...