quinta-feira, julho 19, 2007

Passatempo de Verão: A Grande Final


O duelo final. De um lado, Steven Spielberg, realizador que começou a sua carreira com claras influências Hitchcockianas - "Duel" (1971) e "Jaws" (1975) - mas que acabou por criar o seu próprio estilo: megalómano, infantil, inocente e fantasioso. O "entertainer" que quer ser amado pelos dois lados do seu trabalho: o visual e o cerebral. No outro, Stanley Kubrick, um visionário sem limites nem medos, com uma personalidade vincada, que ainda hoje o carimba como um realizador de obras pessimistas e claustrofóbicas. Kubrick é o realizador do meu "all-time favorite": "Dr.Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb". Mas foi Spielberg que me fez apaixonar pelo cinema. É para ele o meu voto, por mais comercial, trivial ou ordinário que possa parecer. Decidam vocês agora!

Meias-Finais:
Steven Spielberg (32) vs Woody Allen (11)
Quentin Tarantino (20) vs Stanley Kubrick (23)
Final:
Steven Spielberg vs Stanley Kubrick

Classificação após Meias-Finais:
1º Lugar - Sofia Jorge (24 Pontos)
2º Lugar - Ricardo Sousa (22)
3º Lugar - Filipe Rosa (19)
4º Lugar - Gonçalo Trindade (18) e P.R (18)
5º Lugar - Fábio Penela (16)
5º Lugar - Paulo Rodrigues (15)
6º Lugar - Jotha21 (14)
7º Lugar - Brain-Mixer (13) e Francisco Rocha (13)
8º Lugar - Sérgio Rodrigues (12) e Nuno Pereira (12)
9º Lugar - Dreamweaver (10)
10º Lugar - Carlos Pereira (9)
11º Lugar - André Brito (8)
12º Lugar - Tiago Falcoeiras (7) e Sara Galvão (7)
13º Lugar - José Pereira (6), Filipe Vilhena (6) e Simão Freitas (6)
14º Lugar - Rui (5)

26 comentários:

Anónimo disse...

A minha cultura cinematográfica não prima pela qualidade nem pela abundância. De Steven Spielberg vi apenas Saving Private Ryan, Minority Report, Catch Me If You Can, e The Terminal. Da minha lista «A Ver» estão ainda War of the Worlds, e Munich, dos quais possuo grande expectativa.

Quanto as sagas Jurassic Park e Indiana Jones, sei que existe um imenso hype a volta delas e aparentam grande qualidade, mas ainda nem as vi (já vi alguns minutos algum Indiano Jones na TV) nem faço conta de ver, pelo menos por enquanto.

Steven Spielber ate a algum tempo atrás era o meu realizador preferido, mas à medida que fui vendo mais filmes e conhecendo mais realizadores, a escolha hoje é difícil de tomar. No entanto considero que este é sem duvida um grande realizador. De todos os filmes que vi dele, adorei-os a todos, e nutro imenso ‘carinho’ por alguns.

Quanto a Stanley Kubrick, não vi nenhum filme…

Por isso a escolha parece-me obvia. Vou votar naquele que é, provavelmente, o meu realizador preferido (sim, não é o único que conheço e há mais alguns que me fascinam =D)

Isto é claro, dentro da minha reduzida cultura cinematográfica ;)

Fica bem, e bons posts :D

Anónimo disse...

PS: http://www.youtube.com/watch?v=ZcUdSiXkCAs

Absolutamente hilariante. Adorei =D

Bem, vou ver se acabo de ver o Pulp Fiction ^_^

Loot disse...

GO Kubrick :D

Gonçalo Trindade disse...

Ahhh agora é que isto vai ficar interessante.

Tão interessante que eu nem sei em quem hei-de votar... de um lado temos o homem que fez o incrível "A Lista de Schindler", e do outro temos o homem que fez o também incrível "A Clockwork Orange".

Hmmmm complicado...

P.R disse...

Kubrick, Kubrick :P

Vamos lá ver se ainda dá para eu ganhar eheheh :P

Carlos M. Reis disse...

Sérgio, algumas sugestões (minhas) imediatas para colmatares essa grande lacuna de Spielberg e Kubrick:

SS:
Schindler's List (1993)
Raiders of the Lost Ark (1981)
Indiana Jones and the Last Crusade (1989)
Jurassic Park (1993)
Jaws (1975)
E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
Indiana Jones and the Temple of Doom (1984)
Artificial Intelligence: AI (2001)

Comparados com estes, War of the Worlds ou Munich são secundários na lista de prioridades :)

De Kubrick, sugiro-te o meu favorito, Dr.Strangelove e Full Metal Jacket (nunca vi Laranja Mecânica). Já 2001, toda a gente sabe que é o meu ódio de estimação!

Cumprimentos Sérgio.

Loot, Gonçalo e P.R, Cumprimentos, obrigado pelo voto e pela visita!

C. disse...

"acabou por criar o seu próprio estilo: megalómano, infantil, inocente e fantasioso"

Acho esta descrição, enfim, incompleta e estranha. Spielberg realizou inúmeros filmes que não são nada disso e se me pedissem adjectivos para qualificar a sua obra não seriam estes de certeza.

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que ja vi o AI (adorei) e que o Schindler's List tambem est

Anónimo disse...

*esta na lista

Sub_Solidsnake disse...

Ena pah... tou em 7º lugar ? =(
lol

brain-mixer disse...

Eu em 7º, o Kubrick quase empatado com o Spielberg... Este passatempo é uma fraude :P LOOL

Carlos M. Reis disse...

Wasted, em quatro adjectivos, define-me Spielberg então :) Eu, modestamente, achei estes quatro bem aplicáveis à sua obra. Beijinhos.

Sérgio :) Cumprimentos.

Solidsnake e Edgar ehehe :)

Anónimo disse...

Txxxi já me deixei apanhar :)

Filipe Rosa

Anónimo disse...

Knoxville!! nunca viste a Laranja Mecânica???
Tás à espera de quê!!
Pode ser que a tua opinião mude e passes para segundo o Drº Strangelove e o Full Metal... para terceiro.
É um filme para ver e rever... é um belissimo filme.

Anónimo disse...

Clockwork Orange
2001 Odisseia no Espaço
Shinning
Full Metal Jacket
Lolita
eyes wide shut
Spartacus
Barry Lyndon

Quais são os filmes do Spielberg???

A Lista de Schindler é o único grande filme, mas os restantes são filmes para adolescentes, vi-os todos e gostei (na altura).
A Guerra dos Mundos foi um fracasso, AI também não correu lá muito bem.


Já vi que o Spielberg vai à frente, nunca pensei que chegasse tão longe. Incrível!!! Parabens aqueles que votaram no Spielberg, só tenho pena de não conhecerem a obra de um Mestre Kubrick ;).

Ricardo disse...

Isto foi uma agradável surpresa depois de uns dias fora ;)

Se me permitem adicionar à discussão, para além da lista de Schindler, para mim também Munique é uma obra fora de série.

Já agora, senhor Knox, em quem é que eu votei para ser o grande vencedor? 0:p

Abraço

Carlos M. Reis disse...

Ricardo, escolheste o Spielberg :) Um abraço!

Paulo Rodrigues, discordo totalmente. A Lista de Schindler está longe de ser o seu único grande filme (a não ser que pertenças à Academia de Hollywood :P). De resto, como podem ver no esquema da tabela, não é por acaso que Spielberg e Kubrick ocupam as posições extremas: eram os que previa que chegassem à final.

Cumprimentos a todos!

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Buh, a viciar a votação! Se o ranking não se mantiver acho que vou pedir à comissão para impugnar a eleição 0:P

Carlos M. Reis disse...

;)

Anónimo disse...

Knoxville, se pertencesse à Academia estaria a torcer pelo Spielberg, quem mais tem filmes de academia senão o Spielberg.??(gosto mais dos outros festivais)
Pelas votações, tenho a certeza que se pusesses o George Lucas no passatempo a final seria Lucas e Spielberg ;) Mais uma vez a ACADEMIA a vencer, ou melhor o Cinema Comercial dos grandes estudios.
Já agora Knoxville quais são os outros grandes filmes do Spielberg??? :)

Carlos M. Reis disse...

É mesmo preciso dizer caro Paulo? ;)

Anónimo disse...

Eu digo:
The Duel
Amistad
A Cor Purpura
O Imperio do Sol
Tubarão
ET
Indiana Jones
Jurassic Park
AI
Catch me if you can
Munich, etc

Quantidade não quer dizer qualidade.

Sinceramente só gostei do The Duel, A Lista de Schindler, Tubarão. Não chega para o Kubrick.

Acho que é como querer comparar Robbie Williams com Tom Waits.
Coitadinho do Robbie :)

Só acho que o Spielberg não merece, desculpa lá. É um grande Realizador mas a meu ver não merece estar no topo. ;)

Carlos M. Reis disse...

É uma opinião. Tenho que respeitá-la, apesar de não concordar com ela. Para mim, Spielberg quebrou uma data de barreiras que nunca tinham sido quebradas, e foi pioneiro em várias técnicas (de aplicação do CGI, por exemplo). E os Indiana Jones são, para mim, os melhores filmes de aventura da história do Cinema. Narrativas perfeitas, tal como Syd Field, o mais conceituado professor de Semiótica do Texto deste planeta uma vez disse.

Um forte abraço!

Alvy Singer disse...

Exceptuando as últimas duas silabas métricas, de facto, qualidade e quantidade são duas palavras que não partilham grande coisa. Agora, devo dizer, caro Paulo, que, nessa lista, não encontro sequer três filmes para invocar por razões inversas.

Eis uma lista que acredito que seja digna desse registo, Paulo:

The Streets of Laredo
Glen or Glenda
Jail Bail
Bride of the Monster
The Violent Years
Night of the Ghouler
The Sinister Urge
Necromania

Anónimo disse...

:) Caro Alvy Singer, se o Ed Wood tivesse as mesmas oportunidades e recursos, com uma mente daquelas!!, tenho a certeza que estaria ao mesmo nível do Spielberg :), não achas???

O que estava em discussão é se o Spielberg merece ou não estar na final dentro daquele rol de Realizadores.
Merece ou não?? já agora gostaria de saber a tua opinião.

Gosto dos filmes do Spielberg, já os vi todos, ou quase todos (A Guerra dos Mundos ficou a meio, achei-o muito fraquinho, deve ser da idade :))muito bonm a nivel visual, belos efeitos...etc, mas isso para mim não é o mais importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...