domingo, outubro 28, 2007

Citação da Semana (XXI) e Desafio

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." Henry Thoreau, escritor, poeta e filósofo norte-americano

A questão que se impõe é: qual, a existir, o filme que iniciou uma nova era na vossa vida?

27 comentários:

Anónimo disse...

"A vida é bela".

Para mim a melhor história de sempre. Muito inspiradora.

Carlos M. Reis disse...

Uma gigantesca obra, sem dúvida. Inspiradora, memorável, tocante, universal. Mas o filme que mudou a minha forma de estar perante a vida foi outro, confesso ;) Mais para a frente descortino ;) Cumprimentos.

C. disse...

Tantos... mas "O Homem Elefante" aos 10 anos, marcou. Mais tarde, "Vivre sa Vie" ou "Persona" mudaram a minha forma de ver e viver o Cinema.

PS - o teu abcedário ficou plo F?

Carlos M. Reis disse...

Três filmes aos quais nunca pus os olhos em cima, infelizmente. Quanto ao abcedário, claro que não, de pouco a pouco vai seguindo ;) Beijinhos.

She was anouk disse...

Pode parecer esquesito, ou sem sentido mas um dos filmes que veio a iniciar uma nova fase na minha vida foi o "The Lord of the Rings", um dos meus filmes preferidos e uma das melhores adaptações de sempre a meu ver. Muito do que eu quero para mim surgiu em 2003, a seguir a ver o primeiro da trilogia. Por tantas críticas que tenho vindo a ler, vejo que é um dos filmes que menos inspira as pessoas pelo seu género fantástico. Mas o trabalho de Peter Jackson é o que mais me inspira. A sua entrega. O meu sonho é alguma vez poder fazer parte de uma produção desse calibre.

Carlos M. Reis disse...

E justificaste muito bem, cara Fes. Apesar de reconhecer o mérito de Jackson, a magia de Senhor dos Anéis e o carinho de milhões de admiradores, para mim foi ver, gostar, aplaudir e esquecer. Não me tocou. Beijinhos.

inêsgens disse...

Consigo lembrar-me de muitos por várias razões: Citizen Kane porque passou muitas horas comigo e marcou o fim de uma era, O Piano porque me fez perceber que o cinema conseguia criar laços sentimentais com o espectador.
Mas a ter de escolher um, fico com American Beauty, só porque resume o que eu mais gosto no cinema. Afinal, as pequenas realidades do quotidiano podem tornar-se grandes contos intemporais.

Beijinhos, Knox!

Anónimo disse...

O filme que mudou a minha vida. Eu tenho um filme marcante... Mas de todo nenhum mudou a minha vida. Por momentos vários impulsionaram algumas emoções mais fortes, mas nenhum mudou o rumo dos acontecimentos. The Champ com Jon Voight foi o primeiro onde chorei e de facto marcou-me. Braveheart, mesmo o recente V for Vendetta ou mesmo O Clube dos Poetas Mortos foram aqueles que me extrapolaram o sentimento do Liberdade, mas lá está, mais uma vez em nada alterou o meu percurso. Há realmente um filme marcante. O meu pai faleceu enquanto eu estava a ver Chocolate. Comprei o DVD e tenho-o ainda em plástico na prateleira, mas nunca o vi até ao final. Esse marcou e até a maior alteração da minha vida está ligada a esse filme, mas não pelo filme.

Um abraço!

Anónimo disse...

hmm dificil..
mas sem duvida na lista "A vida è bela", "o clube dos poetas mortos" (omo o ricardo disse e muito bem transpira liberdade :) ) e mais recentemente um filme que me tocou muito o "million dollar baby"..nao so pela historia que è comovente, mas a força e o simbolismo que carrega.

;) estes 3 sao de certeza filmes que me marcarAM E DE certa forma me mudaram...concerteza mais alguns o fizeram..mas estes serao os de maior destaque e que agora me recordo melhor;)

Gonçalo Trindade disse...

"Star Wars" (o episódio quatro) foi o filme que plantou em mim o bichinho cinematográfico, quando tinha sete ou oito anitos. Bichinho esse que cresceu e se transformou naquillo que é hoje com o visionamento de "Citizen Kane", que me mostrou o cinema no seu mais radiante esplendor. Com o nascimento do meu amor pelo cinema, mudou a minha forma de estar na vida.

Mas um filme que tenha por si só tido uma influência directa na minha vida... hhmm... talvez "A Lista de Schindler"...

Grande abraço, Knox!

Cataclismo Cerebral disse...

Breaking The Waves :)

Anónimo disse...

"The Lord of the Rings", definitivamente.

Outros que também me marcaram bastante foram "The Good, the Bad and the Ugly", (nunca esqueci a aliança entre a música de Morricone a as imagens de Sergio Leone), "Star Wars", "The Legend of 1900" e "Cinema Paradiso", "Finding Neverland", "Big Fish" e "Edward ScissorHands" e "Blade Runner".

É uma longa lista, mas sinceramente, todos me marcaram... (os filmes da imagem de cabeçalho do meu blog não são escolhidos ao acaso :P)

Abraço!

Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

O primeiro filme que me transcendeu, ainda era eu uma criança foi Rocky (1976) que vi na TV em provavelmente mais uma repetição :) Mas aí estava longe de me apaixonar pelo cinema, simplesmente me marcou.

Depois considero La Vita e Bella (1997) um marco. Uma historia apaixonante, e que me marcou e transformou a minha relação com o cinema e com a vida. Mas apesar de me ter marcado, era ainda muito novinho :)

A Beautiful Mind (2001) marcou-me pela prestação de Crowe. Vi-o dezenas de vezes, fascinavam-me os números, fascinavam-me tudo naquele filme. Numa altura em que também tinha visto Gladiador, Crowe era um ídolo para mim.

Depois Mar Adentro (2004) e Crash (2004) foram dois marcos também. Mar Adentro levava-m às lágrimas com a prestação de Javier Bardem. Os cenários, a banda sonora, a historia.

Crash nesse mesmo ano fascinou-me porque foi o primeiro filme que vi neste género de interacções entre personagens desconhecidas. «It's the sense of touch.» As prestações brilhantes conjugadas com uma banda sonora que me acompanha a anos, e uma visão dura que me apaixonou.

The Girl Next Door (2004) apesar de parecer um simples filme de adolescentes, é muito mais que isso, e alem de me ter feito descobrir grandes artistas (Josh Rouse, Elliot Smith) surgiu numa altura propicia a entender a magia do filme. Ainda hoje o vejo de vez em quando quando quero matar saudades dos sentimentos que nutria na altura.

Por fim, Alice (2005) e The Fountain (2006)... Nestes acho que não é preciso dizer nada... Arrebatadores :O

Desculpe o tamanho :s

Cumps.
Sérgio

Dark Electronic disse...

'Moulin Rouge
'Titanic'
'Eternal Sunshine of the Spotless Mind'
'My Girl'
'E.T.'
'The Little Mermaid'(xiu!)

A lista continua se precisares de mais =|

C. disse...

Grande escolha, Cataclismo! Também mexeu bastante comigo quando o vi (tinha uns 16,17 anos).

Anónimo disse...

Depois de ver "Léon" passei a beber mais leite...

Anónimo disse...

Não posso dizer que tenham iniciado uma nova era, mudaram certos conceitos que tinha e realmente estão em páginas distintas das minhas ilustres memórias.Vou referir 3, os quais vi muito novo, talvez daí a maior influência,(ou talvez já não se façam filmes destes hoje em dia), e são:
- Estranhos Prazeres;foi uma visão do mundo tão suja, tão citadina e impessoal que me apaixonei à primeira por esta obra que ainda hoje revejo com enorme satisfação.Bom filem para um fim de ano=)
-A vida, o amor e as vacas; este vi com 10 anos e lembro-me daquela conversa de que só existe uma coisa importante na vida,lembro-me dessa conversa como se tivesse visto o filme ontem(vou escrever um post sobre isto=)
-Silêncio dos Inocentes; este os meus pais ainda tentaram impedir e esconder que eu visse, mas lá consegui à sucapa, e mesmo sabendo o desenrolar quase todo dos acontecimentos por amigos, foi realmente um momento assombroso.
Abraço

Carlos M. Reis disse...

Uma pessoa passa o dia fora e vocês inundam-me isto com comentários. Haja respeito :P Bem, tentando responder a todos:

Inês, confesso que o American Beauty passou-me um bocado ao lado. Também, diga-se a verdade, quando o vi era novo nestas andanças. Merece um revisionamento. Beijinhos grandes madrilena!

Ricardo, nunca vi o "The Champ", mas o Braveheart e o Clube dos Poetas Mortos também deixaram marca. O V for Vendetta é um filmazorro, mas não mudou nada em mim. Quanto à relação com o Chocolat, não consigo imaginar. Se há momento que marca, é esse, de uma dureza extrema. Um abraço

Catarina, "A Vida é Bela" é também uma das minhas escolhas! Beijinhos.

Gonçalo Trindade, lá vou eu com a lenga lenga do costume: nunca vi nenhum Star Wars ;) Quanto à "Lista de Schindler", adorei, apaixonei-me, mas não me marcou. Um grande abraço!

Cataclismo, nunca vi, infelizmente. Um abraço!

RJ, o Cinema Paradiso apesar de o apenas ter visto em miudinho, lembro-me de ser delicioso. Já está aqui na estante para rever um dia destes. Um abraço!

Sérgio, o "Rocky" é muito bem lembrado. Quem não cantarolou o "Gonna Fly Now" ou o "Eye of the Tiger" durante dois ou três dias após ver o filme? Longa e bonita lista Sérgio. Só acho é que a Elisha deu-te a volta à cabeça :P Um abraço!

Dark, apenas dou especial destaque ao "My Girl" e ao "E.T". Mas principalmente ao primeiro. Um grande abraço!

Wasted ;)

Homer, genial punch-line ;P

M.Ferreira, já que falaste aí de um diálogo memorável, que te marcou, deixa-me dizer-te também um muitas vezes esquecido (muito devido ao filme ser algo banal): o de Al Pacino em Any Given Sunday. Fiquei com aquele longo discurso na ponta da língua durante anos. Um grande abraço!

E, finalmente, o filme que mais me marcou: Sweet November. Aquela relação, o final precipitado, a inevitabilidade da morte, e tudo mais, fez-me olhar para o meu dia-a-dia de forma diferente.

Cumprimentos a todos, obrigado pela participação!

Sérgio disse...

jà alegraste o meu dia :D Eu a pensar que era o único que nunca tinha visto Star Wars nem tinha o mínimo interesse em ver :D

Elisha dá a volta a cabeça, mas continuo a achar que o filme é especial... E para mim foi MUITO :D

Abraço :)

Carlos M. Reis disse...

Eu sei que gostei do filme, mas para dizer a verdade, já não me lembro nada da história. Foi mesmo só naquela de ter a Elisha e eu ser um fanático de 24. Um abraço!

Juom disse...

Sendo eu um petiz-produto dos anos 90, o Pulp Fiction marcou-me especialmente, porque terá sido o primeiro que vi que me fez aperceber duas coisas importantes: que o cinema podia ser diferente do esquema habitual, e que havia um tipo a quem chamavam realizador que estava por detrás de cada obra, e desde logo o nome de Tarantino me ficou bem marcado. Depois, passado algum tempo, foi a descoberta da nouvelle vague (com os 400 Golpes) que deu a machadada final. Afinal, isto era o cinema :-)

Carlos M. Reis disse...

Paulo ;) Apesar de tudo, o Pulp Fiction foi talvez o filme de Tarantino (tirando o Jackie Brown) que menos me marcou, apesar de estar no topo da sua filmografia (só Kill Bill, para mim, o destroça). Um forte abraço!

a_mais_linda disse...

muitos foram os filmes que me marcaram, alguns já referidos nas vossas listas e outros não, mas se houve filme que não só me marcou, mas que foi decisivo na minha vida e teve "efeitos visiveis" foi sem duvida o fabuloso destino de Amelie...é dos meus favoritos de sempre, e é especial porque mudou realmente a minha maneira de me "dar" ao mundo, fez.m "acordar pra vida" lol em muitos aspectos..

Carlos M. Reis disse...

Não terás sido a única, certamente. Cumprimentos, obrigado pela participação ;)

Flying Dutchman disse...

Aqui estou eu a comentar posts antigos!!
Para mim, Cinema Paradisio foi um importante filme que me despertou o interesse pela sétima arte.
Mas Rain Man também está no topo de filmes importantes na minha relaçao com o cinema...
um abraço, e obrigado por estes desafios que realmente fazem pensar ;)

Carlos M. Reis disse...

O Cinema Paradiso é um filme que certamente lançou o cinema para o coração de muito boa gente. Intemporal! Já o Rain Man, para mim foi uma desilusão (só o vi o ano passado pela primeira vez, e achei filme de Hoffman e pouco mais). Um abraço ;) Obrigado a vocês por participarem neles, senão nao fariam sentido!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...