quinta-feira, dezembro 25, 2008

Awake (2007)

Por vezes quem pensa que tem tudo esquece-se que a sua condição de ser humano o coloca automaticamente numa esfera de fragilidades infinitas. Dinheiro, amor e felicidade podem, de um momento para o outro, ser supérfluos, quando um coração falha e a única hipótese de sobrevivência resume-se a um transplante urgente e perigoso. No entanto, Clay Beresford não esperava que a sua operação fizesse parte de um esquema que colocará em causa, não só os seus sentimentos, como sua a própria vida.

Acordado” foi mal recebido pela crítica um pouco por todo o lado. Classificado como irritante e pouco credível por alguns dos mais conceituados jornais norte-americanos, “Awake” baseia a sua linha narrativa na premissa supostamente verídica de que uma em cada quinhentas pessoas que são anestesiadas permanecem conscientes durante as cirurgias a que são submetidas. Com este interessante ponto de partida e um elenco jovem mas competente, a verdade é que “Acordado” acabou por ser, segundo uma perspectiva pessoal, uma das mais agradáveis surpresas do ano.

Sob a surpreendente batuta de Jody Harold, que com “Awake” estreou-se duplamente na indústria como realizador e guionista, a fita surpreende por variadas vezes ao revelar frequentemente segredos inesperados de várias personagens, que acabam por se interligar pelas piores razões possíveis. Com um espaço limitado de actuação – o bloco operatório e a sala de espera -, o talento da veteraníssima Lena Olin e do “anjo negro” Jessica Alba asseguram no entanto que a obra nunca caia em aborrecimento. Pena apenas que grande parte das intenções das personagens derivem de uma conjugação de factores demasiado fortuitos para serem aplicados a nível dramático.

6 comentários:

João disse...

Gostei bastante quando o vi, mas depressa caíu no esquecimento..

Anónimo disse...

Terrível...

dianamatias disse...

ainda não o vi: quanto ao jovem mas competente elenco tenho as minhas dúvidas, porque à Alba só lhe safa o Sin City. lol :)

Cinema Paradiso disse...

Eu odiei mas opiniões ;)

Já vi há muito para puder tecer uma crítica mas achei o argumento muito vazio e o desenrolar da história muito fraco.

E tinha uma premissa excelente.

Anónimo disse...

Concordo com a critica em geral, filme muito irritante.

Carlos M. Reis disse...

dfms, coitadinha da Alba. Queres ver que não gostaste de a ver no "Into the Blue"... :D Cumprimentos.

Cumprimentos a todos, obrigado pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...