segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Sabem porque não vem Megan Fox ao Fantasporto?


O Fantasporto arranca hoje para a sua trigésima edição. Fica uma curiosidade para assinalar o dia, à espera de uma resposta que dê sentido a tamanha discrepância: o mais conceituado festival português de cinema no panorama internacional recebe 55 mil euros do Instituto do Turismo para trazer até ao nosso país convivados internacionais relacionados com as fitas em exibição. O recentemente criado Festival de Cinema do Estoril recebe, da mesma instituição, 700 mil euros para o mesmo fim. Será que existe uma justificação possível para uma diferença de 1272% no valor atribuído a cada festival? E não vale a escapatória fácil do "estamos em Portugal, tudo é possível!".

5 comentários:

Sérgio disse...

Eu que, juntamente com uma associação desportiva e cultural, organizo um festival de música (na sua grande maioria portuguesa), sei bem o que isso é!

Recebemos uma ajuda da junta de freguesia, e até grades tivemos de ir buscar a uma câmara vizinha, pois a nossa alugava apenas.

Vergonhoso...

rui disse...

Ora, é por demais óbvio: porque um festival é no Norte e o outro em Lisboa...

Anónimo disse...

PUTA QUE OS PARIU

Pedro disse...

Pois, o Rui disse tudo. Para a elite decisora de Portugal, o país continua a ser Zona Urbana de Lisboa e aquele imenso wasteland à qual os alfacinhas se costumam referir como "Província"...

Uma dona babada disse...

ok ok, sou alfacinha, portanto sinto-me obrigada a defender a honra da minha cidade. até porque mesmo dentro da mesma cidade existem discrepâncias e a prova disso mesmo continua a ser a política de postal turístico (refiro-me obviamente à questão de o festival ser no Estoril) enquanto outras iniciativas também meritórias ficam a pão e água.

posso dar-vos um exemplo ridículo: a única associação de protecção de animais que colabora com o canil de Lisboa, e que já salvou milhares de animais deste canil (e quando digo milhares não estou a exagerar), está há quase uma década à espera que a câmara se decida a doar um terreno para a construção de um refúgio de animais com mais condições. É uma daquelas promessas eleitorais, sabem? Outras associações de outros municípios já tiveram mais sorte (e ainda bem).

Portanto quando me falam em verbas para festivais de cinema... enfim...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...