segunda-feira, novembro 01, 2010

TCN Blog Awards 2010 - Blogue Colectivo



NOMEADOS MELHOR BLOGUE COLECTIVO CINEMA/TV 2010:

AnteCinema

Canal de televisão, Podcast, passatempos, página no Facebook e no Twitter, uma equipa polivalente e muito cinema. Falta alguma coisa ao "AnteCinema"? Quarto classificado na edição do ano passado, este ano deu um salto de gigante a nível de plataformas e qualidade das entradas, pelo que, se justiça for feita, dificilmente acabará fora dos três primeiros.

Antestreia

É um blogue colectivo mas, verdade seja dita, é Nuno Reis quem veste o fato macaco e leva, sozinho, o estaminé às costas. Online desde 2003, o "Antestreia" sempre foi uma referência pessoal para o estilo de escrita e selecção de assuntos deste blogue, pelo que a sua nomeação era inevitável. Um exemplo a todos os níveis na harmonia entre blogue, blogger e blogosfera. Conseguirá superar o terceiro lugar do ano passado?

Cinemax

Blogue de um programa de rádio (Antena 1 e Antena 3) e televisão (RTP N), "Cinemax" é, à primeira vista, um dos blogues cinematográficos nacionais mais completos, dinâmicos e competentes, até porque recicla material que usa noutros formatos para utilização no blogue. E, depois de uma análise profunda, a opinião mantém-se. O ano passado foi segundo classificado. Levará o título este ano?

Portal Cinema

O "Portal Cinema" está ainda longe da complexidade e polivalência de quase todos os outros nomeados a esta categoria, mas o esforço notável da sua equipa e uma atitude pró-activa fantástica em relação aos seus leitores e à angariação de visitantes, usando redes sociais como o Facebook de forma extremamente eficaz, trazendo à blogosfera internautas que nunca por cá tinham passado, justificam esta nomeação. Quase dois milhares de entradas durante 2010, repartidas entre notícias, críticas, trailers e muito mais, são prova clara disso mesmo. Com tantos seguidores, a sua performance nesta votação, onde está nomeado pela primeira vez, é uma completa incógnita.

Portal de Séries

Nos últimos anos, havia um slogan chave na blogosfera no que tocava a blogues televisivos: "Há o TV Dependente e os outros". Era e sempre fui o primeiro a concordar. Mas com a descoberta do "Portal de Séries", essa passou a ser uma afirmação injusta. O "Portal de Séries" ainda não tem a estaleca competitiva do líder, mas a bons passos para lá caminha. Texto injusto este, pois não fosse a forte concorrência, e os elogios seriam muito maiores, exactamente para o mesmo trabalho e para a mesma equipa. Estreia absoluta nas nomeações.

Split Screen

O vencedor - algo inesperado, mas totalmente merecido - da última edição dos então chamados "Globos de Prata CN", com uma vantagem confortável de 9% em relação ao segundo classificado. O "Split Screen" vive muito de cinema, mas também de televisão, tendo-se destacado de todos os outros generalistas este ano pelos seus especiais dedicados a séries como "Perdidos" ou "Fringe". Com várias rubricas interessantes - como por exemplo, a "Páginas vs Fotogramas" ou "A DVDteca Ideal", o "Split Screen" continua em grande forma. Renovará o título?

TV Dependente

Primeiro a confissão: é, neste momento, o meu blogue favorito em toda a blogosfera e o único que visito diariamente, antes sequer de ir ver todas as novidades do dia aos feed readers. Um vício, criado e fomentado muito à custa das "Noticias da Manhã" e das "Notícias da Tarde", rubricas fundamentais para qualquer ávido consumidor de séries televisivas. O quinto lugar do ano passado não lhe fez justiça, pelo que espero que este ano obtenha um melhor resultado. Seria um prazer entregar uma das estatuetas desta primeira edição dos TCN Blog Awards ao extraordinário Zé Bruto.

11 comentários:

Tiago Ramos disse...

Só me resta agradecer mais uma vez pela nomeação em nome de toda a equipa do Split Screen. Afinal é um blogue colectivo e sem a Ana Alexandre, o Carlos Antunes e o Telmo Couto, ele não seria o que é hoje. Enfim, a competição este ano está mais forte que nunca. Parabéns a todos!

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Parabéns a toda a equipa Tiago. Trabalho fantástico. Abraço.

Jorge Rodrigues disse...

Concordo em absoluto com estes nomeados :) Brilhantes, todos eles!

Parabéns a todos! E parabéns à iniciativa Miguel!

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues
Dial P For Popcorn

Miguel Reis (Knoxville) disse...

Um abraço Jorge, obrigado.

JT disse...

Em nome do Portal Cinema tenho que agradecer esta honrosa nomeação e dar os parabéns aos responsáveis por esta equilibrada seleccção.

Marco Braga disse...

Fui apanhado de surpresa pela nomeação do Portal de Séries. Muito obrigado por essa distinção.

Sucesso para o CN e a Take :)

Miguel Reis (Knoxville) disse...

JT e Marco, parabéns e boa sorte. Continuem o bom trabalho!

DiogoF. disse...

Parabéns a todos os nomeados ! Há aqui dois ou três que só agora vou começar a seguir, mas fico especialmente contente pelo Split Screen, Antecinema e Portal Cinema, que são blogs que sigo quase religiosamente.

Miguel Pereira disse...

Grandes nomeados com os quais guardo algumas boas recordações. O trabalho do Split Screen está entre os meus preferidos mas o Nuno é da velha guarda, como eu, e o Antestreia é, provavelmente, o blog de cinema mais antigo que me recordo no panorama luso. Os Rolling Stones da coisa, vamos...

Filipa Silva disse...

Como parte integrante da equipa do Portal de Séries fico feliz com a nomeação, e dos sites apenas conheço e acompanho o tvdependente.

Miguel Reis (Knoxville) disse...

A luta vai renhida. Vamos lá ver quem acaba por levar a "taça"!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...