sexta-feira, maio 31, 2024

Samara Weaving Surviving

quinta-feira, maio 30, 2024

No Escape (1994)

"Now, anyone who would like to disagree with me, would you please raise your right hand... if you've got one". It has some thrilling action sequences but it really lacks any kind of depth in character development, plot or even it's supposed dystopian setting - how far in the future were we? It seems it's a genre cult classic, but it has flaws everywhere, from Liotta and Dillon acting skills to the absolutely terrible CGI.

quarta-feira, maio 29, 2024

Writing Women

terça-feira, maio 28, 2024

The King Returns

segunda-feira, maio 27, 2024

The Art of War (2000)

O malandro do Cary-Hiroyuki Tagawa apresentado logo a abrir como o "Donald Trump da Ásia". Já não bastava ter cara de vilão? O Donald Sutherland a fazer de António Guterres mas em versão eficaz, um secretário geral da ONU com tácticas manhosas para alcançar acordos de paz: nada como chantagear o ministro da Defesa norte-coreano com imagens de pedofilia para estes finalmente chegarem a bom porto com os comparsas do sul. Conspirações chinesas, Wesley Snipes com poderes sobrenaturais de adivinhação em flashbacks, traições entre agentes, tríades ao barulho e uma batalha final Snipes/Biehn num corredor, à le Matrix, com balas a fazerem efeitos de ondas de som no ar e reflexos do camandro. Sabe-se lá porquê, devia ser moda. Certo é que o Sun Tzu deu umas voltas no caixão.

domingo, maio 26, 2024

Furiosa @ Universos Paralelos

sábado, maio 25, 2024

Bald Wahlberg by... Mel Gibson!

sexta-feira, maio 24, 2024

Misery (1990)

Kathy Bates runs the show as the psycho and insane Annie Wilkes, being able to create almost alone a tense and claustrophobic atmosphere all around. Well deserved Oscar, no doubt about it. No idea how faithful the movie is to Stephen King's book, but it certainly works great on screen as a psychological thriller about obsession, isolation and fandom(ism). Some visual impactful scenes - that hammer on James Caan feet - and a lovely sort of funny chemistry between sheriff Buster and his (horny) wife.

quinta-feira, maio 23, 2024

Why Does Acting Feel So Different Now?

quarta-feira, maio 22, 2024

Angry Siri

terça-feira, maio 21, 2024

Sudden Death (1995)

Van Damme bombeiro a lutar contra um pinguim gigante, a final da Stanley Cup - hóquei no gelo meus incultos -, mortes a torto e a direito de personagens simpáticas, sem qualquer tipo de piedade ou hesitação, e o sacana do Powers Booth naquele que é, muito provavelmente, o vilão mais inteligente, frio e calculista que o Van Damme já enfrentou - ao contrário dos habituais armários do IKEA. Ambiente e bastidores de estádio lotado absolutamente irrepreensível e realização/guião de extrema competência que merecia muito mais um John McClane com carisma e piada do que um Darren McCord sempre inquieto para dar um pontapé a mais e vociferar uma palavra a menos. Lindíssimos momentos passados naquela cúpula da arena - principalmente quando vem o Tarzan por ali abaixo pronto a explodir com o camarote presidencial - bem perto do fim, por mais ridícula que tenha sido aquela queda vertical do helicóptero. Muito melhor do que se esperava, ainda que a morte súbita não tenha, de facto, terminado. Por mim, é moeda ao ar e ganham os pinguins.

segunda-feira, maio 20, 2024

Why Character Names Matter

domingo, maio 19, 2024

Revenge by Neil Marshall

sábado, maio 18, 2024

The General (1926)

Sou muito mais adepto dos dois "Junior's" - Sherlock (1924) e Steamboat Bill (1928) - do que deste mais conceituado General intermédio (1926), talvez porque a ousadia da grandeza - comboio a cair da ponte como exponente máximo das loucuras aqui cometidas numa altura em que tudo isto era novidade - tenha tornado o filme muito mais num exemplo de como o cinema poderia exaltar a forma sobre o conteúdo. Apesar disso, e honrando qualquer filme desta época, fiquei sem palavras várias vezes. Perceberam? Cinema mudo. Sem palavras.

sexta-feira, maio 17, 2024

How To Film a Car Scene

quinta-feira, maio 16, 2024

Dark Rebecca

quarta-feira, maio 15, 2024

Bananas (1971)

It's a classic example of his early, zany style, with jokes that still hold up today. Love his humor, his comedic timing, his satire and political commentary disguised almost perfectly in slapstick comedy and absurd situations. You cannot bash in the head of an American citizen without written permission from the State Department.

terça-feira, maio 14, 2024

segunda-feira, maio 13, 2024

domingo, maio 12, 2024

The Mechanic (1972)

Arthur Bishop, assassino a soldo paciente e metódico, amante de música clássica, cuja principal dificuldade é ter que lidar com o bad acting do Keenan Wynn e com o seu próprio cabelo em cenas com muito vento. Faz todas as mortes parecerem acidentes, conta pulsações com os dedos no pulso - nada destas mariquices modernas de relógios que fazem tudo -, usa uma bola anti-stress para ganhar força nos dedos e veste um robe vermelho, qual playboy a quem só lhe faltam as coelhinhas. Felizmente, há sempre uma prostituta disponível quando é preciso. O Airwolf (Jan-Michael Vincent) antes de lixar a vida e a carreira com drogas e álcool e o bigodaças Bishop que gosta de responder a perguntas com... perguntas. Realização martelada e tosca do Michael Winner para não variar e uma relação de mestre-aluno que nasce de forma completamente aleatória mas que, ousadamente, termina num finale inesperado em que ninguém se ri por último ou sai por cima.

sábado, maio 11, 2024

The House of the Spirits @ VHS

sexta-feira, maio 10, 2024

Belo trailer, Demi!

quinta-feira, maio 09, 2024

Natural Born Killers (1994)

Bastam cinco minutos de filme para rapidamente percebermos que será um daqueles que se ama ou odeia, pelo estilo esquizofrénico - alguns usarão o termo frenético - de realização e montagem. Gosto muito da rebeldia ideológica de Oliver Stone, mas enervou-me sobremaneira ter deixado essa mesma irreverência tomar conta do seu lado técnico. Percebo o mecanismo quase satírico utilizado para criticar a glorificação da violência através dos meios de comunicação social, mas acabei por estar constantemente tão irritado com o estilo tiktokiano como tudo é apresentado que não consegui sequer aproveitar uma mão-cheia de boas ideias e interpretações exóticas - com Tommy Lee Jones à cabeça. Flashbacks aos milissegundos, som propositadamente dessincronizado em vários planos, preto e branco aos soluços sem razão aparente, personagens que caem de paraquedas em cenas - a jornalista asiática aquando da detenção -, uma confusão total que raramente serve o propósito da sua mensagem, como que, tecnicamente falando, um "Requiem for a Dream" - que amo, já agora - orquestrado por um bando de atrasados mentais. Um produto do seu tempo, para o seu tempo. Eu é que já não tenho tempo para estas chique espertices.

quarta-feira, maio 08, 2024

How Jaws almost Ruined Spielberg

terça-feira, maio 07, 2024

Rosamund Pike called

segunda-feira, maio 06, 2024

Born on the Fourth of July (1989)

Um papelão de Tom Cruise num filme que cobre terreno como poucos - o que acaba a funcionar como trunfo mas também calcanhar de Aquiles numa narrativa dispersa e talhada no tempo que nem sempre consegue transições eficazes na intercepção da sua história pessoal com a da história política e cultural norte-americana. São três das décadas mais turbulentas de um país, contadas através da perspectiva de um veterano de guerra sucumbido a uma cadeira de rodas. História verídica, realizada por outro veterano do Vietname - dentro e fora da tela -, com uma mensagem política fortíssima, um grito de revolta, um ganhar de consciência do absurdo moldada através da visceralidade da guerra e do pós-guerra. Um bom programa de domingo à tarde para qualquer defensor do regresso do serviço militar obrigatório.

domingo, maio 05, 2024

Elaine Explained

sábado, maio 04, 2024

Nathalie Emmanuel as Chow Yun-Fat

sexta-feira, maio 03, 2024

Misconduct (2016)

A Malin Åkerman a namorar com o Anthony Hopkins por dinheiro; tinha que dar asneira, claro. O Josh Duhamel casado com a Alice Eve, a flirtar nas redes sociais com a Malin Åkerman, sua ex-namorada dos tempos da universidade; tinha que dar asneira, claro. A Malin gosta de levar umas palmadas nas nalgas, a Alice não; tinha que dar asneira, claro. Um realizador com nome de colega de equipa do Tsubasa, que decidiu largar o cargo habitual de produtor e aventurar-se na realização; tinha que dar asneira, claro. Al Pacino, novamente advogado, desta vez não para defender o diabo mas para o atacar; tinha que dar asneira, claro. A Julia Stiles gorda que nem um texugo armada em detective; tinha que dar asneira, claro. Um motoqueiro misterioso chinoca, que faz tudo, trata de tudo e mata tudo, ninguém percebe bem porquê, mesmo depois de revelada a reviravolta final. Grande trapalhada de guião, sem motivações justificáveis para quase tudo o que acontece. Tinha que dar asneira; e deu.

quinta-feira, maio 02, 2024

Screenwriting 101

quarta-feira, maio 01, 2024

Gibson's Goonies