sexta-feira, junho 30, 2017

Americanization

quinta-feira, junho 29, 2017

The Mummy (2017)

Este regresso de "A Múmia" é exactamente o que se esperava: entretenimento pateta que pouco ou nada traz de novo ao currículo da personagem que nasceu na pele do britânico Boris Karloff há quase um século. Primeiro capítulo de um universo partilhado que a Universal pretende criar com os seus monstros mais icónicos - o "Dark Universe" -, o filme de Alex Kurtzman ("People Like Us") serve principalmente como introdução a esse conceito e a algumas das personagens que certamente farão parte dos próximos capítulos deste mundo, como o Dr. Jekyll de Russell Crowe ou a Jenny de Annabelle Wallis - actriz com fortes ligações a Portugal. De resto, entre os muitos defeitos a nível de identidade, construção narrativa e ritmo, safa-se a humildade de, ao contrário do que é feito usualmente no género, "The Mummy" ousar manter-se numa vertente pessoal, sem manias de grandeza com aniquilações em massa ou cenários visualmente apocalípticos. E o Tom Cruise? Boff.

quarta-feira, junho 28, 2017

Mais uma para o currículo, Cruise.

"Annabelle Wallis was born in Oxford, but spent much of her childhood in Portugal, attending Saint Dominic's International School. She did several short films before she moved to London to pursue a career in movies. Wallis speaks fluent English and Portuguese."

terça-feira, junho 27, 2017

Michael Nyqvist (1960-2017)

segunda-feira, junho 26, 2017

Nalgas Flash Review: Hellraiser

domingo, junho 25, 2017

The Girl with All the Gifts (2016)

O filme de Colm McCarthy - responsável pela realização de meia dúzia de episódios de "Peaky Blinders" - arranca com uma intenção clara de trazer algo de novo ao mais do que saturado sub-género zombie. Louva-se a intenção, mas a verdade é que nem mesmo o magnetismo de um elenco capaz e eficaz consegue fazer o click a uma narrativa que nos deixa completamente indiferentes, altamente previsível e mal estruturada na ligação das diferentes etapas, sem qualquer tipo de preocupação com o passado, razões e motivações das suas personagens-chave. Para a posteridade, a promessa deixada pela estreante Sennia Nanua e a certeza que, pela Gemma Arterton, também eu faria muita estupidez.

sábado, junho 24, 2017

Maratona GoT

sexta-feira, junho 23, 2017

Adèle, Adèle...

quinta-feira, junho 22, 2017

Eighties League

quarta-feira, junho 21, 2017

Nas Nalgas do Mandarim - S04E19

terça-feira, junho 20, 2017

Les Bleus - Une autre histoire de France (2016)

Documentário político-desportivo sobre os últimos vinte conturbados anos da selecção gaulesa e do peso dos seus resultados, positivos ou negativos, na multi-étnica sociedade francesa, "Les Bleus - Une autre histoire de France", disponibilizado recentemente na Netflix portuguesa, acaba por se revelar um retrato muito curioso e eficaz de um estado social que se incendeia à mínima faísca. Dos jogadores de origem árabe ou africana que sempre recusaram cantar o hino - Zidane, o astro maior do futebol francês, foi um deles -, às declarações xenófobas de Laurent Blanc que queria um sistema de quotas de "puros" nas camadas jovens, sem esquecer as maluquices de Raymond Domenech, Anelka, Benzema ou Nasri, entre outros, eis uma proposta surpreendente para substituir uma noitada com paineleiros, e-mails, padres e frutas.

segunda-feira, junho 19, 2017

Reforma? Será culpa do Apito Abençoado?

domingo, junho 18, 2017

Nalgas Flash Review: Passengers

sábado, junho 17, 2017

Spoiler: Bill Murray is the killer...

sexta-feira, junho 16, 2017

Inside Job (2010)

Documentário sobre as razões que levaram à crise financeira global de 2008, "Inside Job - A Verdade da Crise" começa com um exemplo menor: o que se passou na Islândia e levou à falência de todos os bancos do país. O que se segue depois, narrado por Matt Damon, é um conjunto de entrevistas e explicações económicas que mostram como foi possível duplicar a dívida dos EUA num único ano e levar ao desemprego milhões de pessoas, tudo culpa de esquemas inacreditáveis de bancos de investimento e agências de rating, preocupadas apenas em lucrar o máximo possível sem o mínimo cuidado ou responsabilidade para os seus clientes e investidores. O mundo da especulação no seu pior, a mentira que são os tão famosos ratings AAA ou Lixo - afinal são só "opiniões", defendem estes cretinos -, a ganância de Wall Street. Assuntos muito pertinentes, é verdade, mas explanados de forma massuda e demasiado técnica para uma grande maioria dos espectadores. Faltou trocar a coisa por miúdos, para um efeito mais duradouro. Assim, se me perguntarem amanhã no trabalho como é que a coisa se desenrolou até ao apocalipse da banca, terei que dizer "epah, foi complicado, vejam antes o documentário".

quinta-feira, junho 15, 2017

Nas Nalgas do Mandarim - S04E18

quarta-feira, junho 14, 2017

John G. Avildsen (1935-2017)

terça-feira, junho 13, 2017

Triangle (2009)

Não sei até que ponto estou preparado para falar de "Triangle", ainda para mais tantas semanas depois de o ter visto. Vou deixar, por isso, a parte científica que pode estar anexada aos loops, qual mestrado de física quântica, os sete estágios do mindfuck - como alguém apelidou -, de fora. Ficam umas palavras sobre uma visão mais sobrenatural e mitológica, uma espécie de afterlife que, pessoalmente, parece-me uma teoria de análise muito mais satisfatória e recompensadora. Ora bem, temos então após um acidente de carro uma alma presa entre a vida e a morte, de castigo pelo que fez ao filho autista, numa clara lição de que devemos ir desta para melhor sem contas por pagar. E, enquanto Jess não se mentalizar da sua culpa, estará condenada a estar presa num purgatório circular sem fim. O taxista? O mensageiro da morte responsável pela decisão de salvação. Querem outras teorias? Não faltam por essa internet fora. Uma palavra final para Melissa George, uma actriz dos diabos que merecia outra visibilidade.

segunda-feira, junho 12, 2017

Vai ter cameo do Jack Bauer?

domingo, junho 11, 2017

Extras NNdM: Anatomia de Grey

sábado, junho 10, 2017

The OA (S1/2016)

"The OA" é um mimo televisivo algures entre a audácia criativa da também netflixiana "Stranger Things" e a estranheza transcendental de "Lost". Oito episódios realizados e escritos pelo norte-americano Zal Batmanglij - responsável pelos também peculiares "The East" e "Sound of my Voice" - em que somos levados, inteligentemente, numa direcção - a de uma realidade alternativa dada a entender por pormenores tão simples como uma nota de despedida que o pai não conhece ou o "prato do costume" no restaurante que nada lhe diz -, apenas para de repente percebermos que afinal estamos perante um objecto muito mais misterioso, original e alucinado, que mistura todas estas vertentes num cocktail delicioso de ficção-científica e fantasia. Vários momentos absolutamente espantosos, de uma beleza rara, numa experiência única de televisão. Destaque obrigatório para Brit Marling e Jason Isaacs, estandartes de uma mitologia que irá deslumbrar ainda mais - ou espetar-se à séria - numa segunda temporada repleta de perguntas por responder. Terão sido os livros plantados pelo FBI? Estará Prairie a mentir? Como é que ela sabe o que Hap estava a fazer quando não estava com ele? Todo um mundo por desbravar!

sexta-feira, junho 09, 2017

Caderneta Espaço: 1999

quinta-feira, junho 08, 2017

Nalgas Flash Review: Life

quarta-feira, junho 07, 2017

Adam West (1928-2017)

terça-feira, junho 06, 2017

Forever Pure (2016)

Ganhou o racismo. É esse o final inesperado deste documentário israelita sobre a época 2012/2013 da equipa de futebol do Beitar de Jerusalém, conhecida pelo apoio dos seus adeptos de extrema direita, que entoam em todos os jogos cânticos de "morte aos árabes". "Para sempre puros", defende a bancada nascente do clube histórico, em completa ebulição pela decisão do novo dono em comprar dois jogadores muçulmanos exactamente com o propósito de combater essa visão racista que moldou o clube durante décadas. De ameaças de morte a bancadas vazias, tudo aconteceu numa temporada em que o Beitar não desceu de divisão por um ponto. No fim, jogadores muçulmanos, jogadores que os apoiaram, treinador e dono acabaram por ter que deixar o clube. O novo capitão? O único jogador que tinha sido suspenso por mostrar o seu apoio às claques. Porque quem manda no Beitar são os adeptos. E estes adeptos, meus amigos, não estão para brincadeiras.

segunda-feira, junho 05, 2017

Nas Nalgas do Mandarim - S04E17

domingo, junho 04, 2017

O que é feito da Stacy Kamano?

sábado, junho 03, 2017

Black Marvel

sexta-feira, junho 02, 2017

Life Itself (2014)

Documentário apaixonante para qualquer um que ame e viva - mesmo que através de palavras - para essa arte chamada cinema, "Life Itself" é um documentário biográfico sobre o conceituado e multipremiado crítico de cinema Roger Ebert, entretanto falecido em 2013. Realizado por Steve James ("Hoop Dreams"), eis um retrato pessoal de uma vida repleto de memórias emocionantes e inspiradoras como de dificuldades recentes que mostram bem a fragilidade da condição humana. Sentimental, rico em histórias tão deliciosas quanto inesperadas - do alcoolismo ao seu casamento/divórcio profissional com Gene Siskel. Obrigatório para qualquer moviegoer.

quinta-feira, junho 01, 2017

Manhunt @ Discovery