quarta-feira, abril 30, 2025

Hawke in Chains

terça-feira, abril 29, 2025

Decision to Leave (2022)

São duas horas e uns pózinhos de pura magia de Park Chan-wook, lubridiando-nos com estratégias técnicas narrativas que primeiro estranham-se, mas rapidamente entranham-se. A omnipresença da investigação, o mistério e o romance proibido em torno de um crime - ou dois -, as voltas da vida entre o mar e a montanha, as aparências que o são, ao mesmo tempo que não o são, porque entre o preto e o branco existem vários tons de cinzento. Decisão para (não) Amar, por vezes Lost in Translation, porque nem tudo o que tem olhos em bico fala a mesma língua. Belíssima - no sentido figurativo artístico mas também no literal - actriz esta Tang Wei.

segunda-feira, abril 28, 2025

ROAR: The most dangerous film ever made!

domingo, abril 27, 2025

The Gorge (2025)

Uma vez estive num funeral com uma prima afastada, agora extremamente jeitosa, que não via há mais de trinta anos. Muitos olhares trocados, algum desconforto - levava-te ali para trás do presbitério e despia-te mas não posso - zero química amorosa. Ao nível desta dupla da Furiosa bebé e do baguetes de bateria, mas sem os whitewalkers da Segunda Guerra Mundial e os efeitos especiais capazes de meter a Netflix a rir-se. Está na altura de uma espécie de Tratado de Tordesilhas em que a Apple compromete-se a fazer apenas séries.

sábado, abril 26, 2025

sexta-feira, abril 25, 2025

Am I OK? (2022)

Não é bom, não é mau, é ok. Sendo que OK é a abreviatura de Oll Korrect, expressão já em si incorrecta à nascença. Um erro abreviado, portanto, neste caso específico em hora e meia. Não é comédia romântica, não é drama, é qualquer coisa lá pelo meio. É sobre a importância das amizades, mas acima de tudo sobre a dificuldade de sair do armário, de abrir aquela porta pesada para o mundo. Sobre a vida, sobre o tempo que passa e não volta, sobre decisões - ou a falta delas. E é sobre nada. Nada fica, nada acontece que leve o filme para outro patamar, e no fim voltamos ao ponto de partida, perdidos entre o sorriso irresistível da Dakota Johnson e a química inegável entre as protagonistas.

quinta-feira, abril 24, 2025

Nas Nalgas do Mandarim: S10E09

quarta-feira, abril 23, 2025

Courage Under Fire (1996)

Two great things about this Edward Zwick "idealist" movie: showed off Meg Ryan true colors as an extremely overrated actress; and made Matt Damon showcase his method acting - lost almost twenty kilos for this role -, launching him to stardom. Can't look at Bronson Pinchot and not think of Serge: what a cruel french sentence to his career. PTSD Denzel was a must, as expected.

terça-feira, abril 22, 2025

The Boss

segunda-feira, abril 21, 2025

Absolute Power (1997)

So, Gene Hackman surpasses Trump as the creepiest president ever in the White House. Clint Eastwood back to the "bad guys" - well, sort of -, as he hadn't play a criminal since 1979's "Escape from Alcatraz". Laura Linney amazing... as always. And please, stop trying to make Ed Harris look like a romantic and charming fellow.

domingo, abril 20, 2025

The Psycho Shower Scene

sábado, abril 19, 2025

Prince of Darkness (1987)

A nível técnico - visual e sonoro - é um Carpenter sólido, ao seu bom estilo. Mas ficamos por aí; a nível narrativo é um molengão pateta que demora a arrancar e que, quando o faz, atrapalha-se em quase tudo o que é dito - diálogos e justificações medonhas, numa tentativa completamente falhada de misturar ciência e religião - e perde-se no meio de um elenco sem categoria para a jornada claustrofóbica e espiritual que era suposto seguir-se. Desilusão tremenda, onde até os mais experientes Donald Pleasence e Victor Wong são enfiados em personagens que parecem caricaturas do género. Penitência, dois Pai Nossos e quatro Avé Marias, John.

sexta-feira, abril 18, 2025

The McConaughey Identity

quinta-feira, abril 17, 2025

The Enforcer (2022)

"O Assassino Perfeito" em português. Deve ter sido alguma cinquentona de uma distribuidora a escolher o título nacional. Não viu sequer o filme, baseou-se na peida do Toni Banderas. Alexis Ren, sim senhora, belo naco, pena que a sua conta de Instagram tenha mais seguidores do que os neurónios que se podem encontrar na cabeça da malta que escreveu e realizou isto. A Kate Bosworth com uma peruca morena e um casaco cinco números acima, fazendo com que pareça que tenha os ombros do Dave Bautista. "Há algo diferente nela. Ela é filha de alguém"; sim António "Barracuda", porque há miúdas que nascem em ovos de laboratório, como no Parque Jurássico. Daddy issues, Miami Beach, sangue borrifado como água de colónia, sotaques forçados e aqueles clips de prender dinheiro que não se viam no cinema desde os anos noventa. Faltou apenas um "o meu nome é Cuda, Barracuda" para abrilhantar a coisa e levar mais meia estrela.

quarta-feira, abril 16, 2025

Nas Nalgas do Mandarim: S10E08

terça-feira, abril 15, 2025

Higuita: The Way of the Scorpion (2023)

René Higuita, the crazy goalkeeper with a playstyle that gave heart attacks to an entire nation and changed world football - google Higuita Law. But what was more impressive about this documentary was to get to know his personality and all the details about that kidnapping ransom history related do Pablo Escobar, one that I had a complete different belief about it. A true footballing maniac, a pioneer of chaos, and an absolute legend: normal saves were for mere mortals.

segunda-feira, abril 14, 2025

Sindicato dos Guardas Florestais

domingo, abril 13, 2025

Drag Me to Hell (2009)

Eu fico feliz que aficionados do Sam Raimi como o mítico Pedro Cinemaxunga tenham aparentemente gostado desta brincadeira... mas bebam menos vinho antes de se enfiarem no sofá. CGI ranhoso, o twist narrativo mais óbvio e escancarado de sempre - antecipado ainda por cima durante uns vinte minutos -, humor palerma com olhos e dentaduras e uma actriz principal sem estofo nem arcaboiço para levar um filmezinho meio alucinado destes às costas. Mérito ao Bruce Campbell por sempre o ter conseguido fazer pelo Raimi. Não deixem é o André Ventura descobrir isto, senão passa a filme propaganda do Chega.

sábado, abril 12, 2025

A dive into Waterworld!

sexta-feira, abril 11, 2025

Don Rickles Live Pine Knob Music Theatre (2023)

Someone once said that Don Rickles was too offensive to be offensive. That someone was right. Unlike George Carlin - all that hate, especially when talking about religion, came from deep belief -, Rickles is performing an act. A funny one indeed, but you know and you feel he didn't mean to really offend absolutely no one with all those jew, black, Italian, Iranian and even Lithuanian jokes. He was sarcastically called Mr. Warmth, but ironically everyone who knew him confirmed that to be a spot on adjective to describe him behind the stages.

quinta-feira, abril 10, 2025

May the Schwartz be with Mel!

quarta-feira, abril 09, 2025

The Rookie (1990)

Caramba, se aquilo que a Sónia Braga fez ao Clint Eastwood é tortura, deixo já aqui a minha morada para ser raptado. Assim de repente, não me lembro de nenhum filme realizado pelo velhote Clint com cenas de acção tão megalómanas, entre explosões, perseguições de carro e loucuras no aeroporto, apenas possíveis com um conjunto de controladores de tráfego aéreo que devem fazer parte daquela franja incompetente que o Trump diz ter sido contratada pelo Biden. Raul Julia como vilão sem espaço para brilhar, Sheen numa química meio forçada com Eastwood que raramente convence e Tom Skerritt desperdiçado num papel secundário sem interesse nenhum. É bom? Não. É mau? Não. É boff.

terça-feira, abril 08, 2025

Wes Anderson Literary Style

segunda-feira, abril 07, 2025

Wheelman (2017)

Duzentas e oitenta e seis utilizações da palavra "fuck", naquele que deve ser um novo recorde do Guin... perdão da Netflix para um filme de hora e meia. Gotas da chuva que não mexem no para-brisas, vá o carro a que velocidade for; ainda há malta que não acredita naqueles produtos de limpeza de vidros da Temu. Engraçada a ideia da perspectiva ficar quase sempre fixa no interior do carro, mesmo quando a acção se passa no exterior. Frank Grillo - conhecido como o Miguel Ferreira de Nova Iorque - armado em carapau de corrida num serviço que não tinha corrido mal se um gajo não atendesse o telemóvel enquanto conduz. Uma miúda de treze anos a conduzir um Porsche. Simples. Eficaz(ito).

domingo, abril 06, 2025

Nas Nalgas do Mandarim: S10E07

sábado, abril 05, 2025

Daddio (2023)

O dinheiro que hoje não passa de uma ideia, de um número num ecrã, os táxis que são como videoclubes - não tarda nada deixam de existir - e aquela máxima romana antiga que serve e se adapta para tudo: parecer um homem de família é mais importante do que ser um. Tudo pensamentos e lições de vida vindos, claro, de um taxista machista, porco e ordinário que urina para uma garrafa no trânsito, esteja acompanhado por uma cliente ou não. O guião precisava que lhe limassem muitas arestas desnecessárias - a maioria delas relativas a uma brejeirice inerente às personagens que não me pareceu de todo necessária -, mas a verdade é que somos atirados com êxito para dentro daquele táxi, daquelas histórias, daquelas duas vidas. Hora e meia com duas interpretações capazes, uma química estranha e inesperada - mas extremamente cativante - e um trabalho técnico de realização e edição imaculado. E, meus amigos, é oficial: a Dakota Johnson tem o sorriso mais bonito, sensual e fofo do planeta Terra.

sexta-feira, abril 04, 2025

Everyone likes Canadians!

quinta-feira, abril 03, 2025

I’m Gonna Git You Sucka (1988)

Um tipo que morre por uso excessivo de correntes de ouro, competições entre gangues que envolvem assaltar carros e fugir de cães com uma televisão roubada nos ombros e o Kalinga, líder do exército revolucionário negro que é casado com uma branquela de olhos azuis e cabelo loiro, com dois filhos dignos de serem príncipes nórdicos. O Chris Rock a querer pagar costeletas à unidade e refrigerantes ao golo, o Pimp of the Year, qual miss América para chulos, e uns sapatos de taco alto com aquários e peixes lá dentro. Uma espécie de spoof ao Shaft e a todo um género que em torno dele orbitou durante uma geração. Não dei o tempo por perdido, não levei nenhum tiro nos joanetes e, para a história, fica mais um capítulo fechado na minha relação cinéfila amorosa com o Steve James, Kung Fu Joe aqui!

quarta-feira, abril 02, 2025

Andrei Tarkovsky Directing Advice

terça-feira, abril 01, 2025

A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master (1988)

Se a patetice pagasse imposto, o Renny Harlin tinha declarado falência após esta sequela. Então os cães também sonham e fazem xixi inflamável com propriedades mágicas que renascem vilões enterrados em cemitérios de carros. Está bem que vale tudo no mundo dos sonhos e dos pesadelos, mas caramba. Sem a orientação de Craven no projecto ou no guião, com uma muito fraquinha Tuesday Knight na personagem que havia sido de Patricia Arquette no antecessor e uma linha narrativa muito frágil - a Dream Master que reúne os "poderes" de todos aqueles a quem o Freddy rouba as almas -, ficam as mortes para memória futura: colchões de água, o beijo da morte - ficou bem chupadinha a rapariga -, os cotovelos a cederem no ginásio e a morte mais importante por... reflexo de um espelho. Cá está, se a patetice pagasse imposto... este não teria sido o capítulo mais lucrativo da saga nas bilheteiras.