domingo, julho 10, 2005

Face/Off (1997)



Castor Troy (Cage) é um frio e sanguinário terrorista de aluguer que, planeando lançar uma "praga bíblica" sobre Los Angeles, coloca um dispositivo explosivo, concebido pelo irmão Pollux (Nivola), num local que apenas os dois conhecem. Atingido gravemente numa operação do FBI liderada por Sean Archer (Travolta) - cujo filho foi por ele assassinado anos atrás -, Castor fica em estado de coma. O FBI toma conhecimento da bomba, e é apresentada a Archer a única hipótese de fazer Pollux revelar a sua localização: tem de incarnar o rosto e as demais semelhanças físicas de Troy e infiltrar-se na prisão. As coisas correm mal e Troy assume também a identidade de Archer.

"Face/Off" foi o terceiro filme americano de John Woo, e o primeiro em que pudemos verdadeiramente sentir o seu cunho pessoal, que tão reconhecido foi em filmes como "The Killer" ou "Hard Boiled", que fizeram com que Woo fosse denominado por muitos como o "Scorcese oriental". "A Outra Face" tem mesmo todos os ingredientes do cinema oriental de Woo, diluídos num blockbuster americano. Entre as marcas registadas do realizador temos as armas em ambas as mãos, a utilização frequente de espelhos/reflexos (o tema ajuda), nomeadamente para detectar perigo, as longas e estilizadas sequências de acção e o famoso "mexican stand off" (momento de tensão pré-matança enquanto os personagens apontam armas uns aos outros), que Tarantino homenageou em "Reservoir Dogs" ou "Kill Bill". Ah, e claro, os pombos brancos!

A eficácia da história tem nos actores bons trunfos. Travolta e Cage esmeraram-se imitando-se um ao outro, pelo menos a início - depois só há tempo para disparar -, e o resultado final é satisfatório. No caso de Travolta, é um alívio, já que, para mim, Travolta é um actor que baseia as suas representações num mero catálogo de tiques. "Face/Off" é assim, talvez, um dos melhores blockbusters americanos dos anos 90. E se tivermos em conta que um dos outros desta lista foi "The Rock", podemos afirmar sem qualquer margem para dúvidas, que Nicolas Cage é um trunfo para qualquer realizador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
» » »

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...