
segunda-feira, novembro 30, 2009
domingo, novembro 29, 2009
Antevisão: Sherlock Holmes

A personagem mais famosa de Arthur Conan Doyle está de volta à ribalta, naquela que tudo indica será uma reinvenção ousada, divertida e complexa do detective britânico Sherlock Holmes e do seu fiel parceiro Watson. Ícone de gerações, o detective mais famoso do mundo irá aparentemente mostrar na tela de cinema dotes físicos tão excêntricos e eficazes como a sua brilhante inteligência, sempre atenta ao mais pequeno dos detalhes. Baseada num livro de banda desenhada ainda por publicar de Lionel Wigram – apostamos que sairá quase ao mesmo tempo que o filme -, a história da película do também britânico Guy Ritchie irá colocar Holmes e Watson numa batalha contra uma conspiração diabólica que poderá destruir o Reino Unido de norte a sul.
Muitos certamente não saberão, mas Sherlock Holmes é a personagem fictícia mais interpretada na história da indústria televisiva e cinematográfica mundial. Quem o diz é o livro do Guinness, que aponta para mais de setenta actores em cerca de duzentos filmes e séries de televisão. No entanto, certamente nunca nenhum actor o terá feito com o enquadramento que Robert Downey Jr. viu-se obrigado a transportar para o famoso detective. Além deste factor representar um sinal claro de originalidade e uma abordagem agradavelmente inesperada, certamente que o resultado da curiosidade de milhões de admiradores das “short stories” de Doyle significará muitos mais milhões nas bilheteiras de todo o mundo. Sim, porque Holmes é uma personagem cujas aventuras literárias quebraram fronteiras.
Mas será esta minha reacção de satisfação consensual? Obviamente que não. Um pouco por todo o lado, fãs da personagem acusam Ritchie de blasfémia. Ver Holmes de peito à mostra, ensanguentado, a correr entre explosões, certamente que não poderia agradar a gregos e troianos. “Não é essa a sua natureza”, diz a maioria. Mas não será mesmo?
Uma leitura atenta e cuidada a todas as obras de Holmes escritas por Doyle descrevem um detective adepto do boxe, mestre em várias artes marciais e especialista em lutas de espadas. Porque temos quase todos então uma imagem de Holmes vestido com um sobretudo, calmo e sereno, de cachimbo na boca e que, quanto muito, andará a cavalo na sua mais louca investigação? A resposta parece-me estar nas tais centenas de adaptações cinematográficas e televisivas que o rotularam dessa maneira. Por isso, e seguindo a audácia de Holmes, resta afirmar: elementar, caro Ritchie.
sábado, novembro 28, 2009
sexta-feira, novembro 27, 2009
quinta-feira, novembro 26, 2009
quarta-feira, novembro 25, 2009
The Damned United (2009)

Apesar de todos estes feitos monstruosos, “Maldito United” foca-se na curta experiência de Clough no “Dirty Leeds”, em 1974 a grande potência do futebol inglês, em substituição do seu arqui-rival, aquele que o tinha desprezado no primeiro encontro de ambos, Don Revie. Revie tinha sido contratado pela selecção inglesa e, numa jogada arriscada – devido ao ódio que Clough sempre havia admitido pelos jogadores e pelo estilo de jogo dos então homens de Revie -, a direcção decide ir buscar o jovem “especial” – é assim que se descreve, muito antes de Mourinho -, recém-desempregado por exigir um melhor ordenado ao pequeno clube de Derby – apesar do filme relatar que a sua saída deveu-se a outros factores.
São, aliás, estas incongruências factuais, certamente ponderadas e deliberadas, que acabam por prejudicar a apreciação do filme. Os exemplos mais flagrantes e graves desta adulteração histórica, que retiram credibilidade a uma vida que não precisava de retoques ficticíos, envolvem, por exemplo, o facto de Clough ter sido treinador do Brighton, com muito pouco sucesso, depois de sair de Derby e antes de ir para o Leeds, sendo que no filme é relatado que foi contratado quando tinha saído de Derby e ainda não tinha treinado o Brighton, apesar da existência de um pré-acordo. Outro caso, facilmente detectado pelas gravações existentes no Youtube, são as falsas provocações do famoso debate televisivo que colocou Clough e Revie frente-a-frente, no dia em que o primeiro foi despedido do United. As reais acabam por ser mais polémicas que as criadas para o filme, pelo que não se percebe a opção narrativa de Peter Morgan, experiente guionista da fita, habituado à fidelidade destes cenários, como o provou em “Frost/Nixon”. De resto, excelente trabalho de articulação de prolepses e analepses do realizador Tom Hooper e brilhante – mais uma, depois de Blair e Frost – interpretação de Michael Sheen.

terça-feira, novembro 24, 2009
Correio do Leitor

Caro Nuno Pedro Fernandes,
Tem toda a razão no que me escreve. Digo-lhe isto com a máxima honestidade. Usando as suas palavras, "tudo isto são factos, tudo isto são histórias". Acima de tudo, tudo isto é cansativo e tudo isto não nos leva a lado nenhum. Em respeito a si e a todos os outros, acabaram-se as provocações da nossa parte. De agora em diante, em bom português, é "comer e calar".
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Reis.
segunda-feira, novembro 23, 2009
Take 20 - Novembro de 2009

Coppola é um enigma, um homem enérgico cuja mestria do seu trabalho na trilogia O Padrinho e em Apocalypse Now foi mais do que suficiente para o colocar num pedestal onde contam-se pelos dedos os que lá chegaram após décadas e décadas de carreira. Tal como Ford ou Capra, Coppola sempre soube que eram as pessoas – os actores com quem trabalhava e o público a quem se dirigia – que realmente interessavam para criar obras geniais e intemporais. Levá-los aos extremos era uma necessidade e não um risco. Com a antestreia nacional absoluta de Tetro, a sua mais recente experiência cinematográfica, na edição de 2009 do Estoril Film Festival – 5 a 14 de Novembro -, a Take decidiu oferecer-lhe a sua capa, bem como algumas páginas sobre a sua vida e os seus filmes.
Mas este vigésimo take – a brincar, já lá vão quase dois anos – não fica por aqui, obviamente. Entrevistas exclusivas ao realizador Fernando Lopes ou a Moran Atias, entre outras, ficam por descobrir nos próximos minutos, quando folhear virtualmente – ou não, caso tenha uma impressora na sua empresa e o patrão não esteja por perto – a nossa revista. E quando digo nossa, digo vossa, digo de todos. Dos quase dois mil que já nos seguem no Facebook, dos outros milhares registados na newsletter e de todos aqueles que passam pelo site da Take por pura carolice. A nossa vontade é continuar a servir todos, fazendo não o que melhor sabemos fazer, mas o que mais gostamos de fazer. E por vezes, basta isso para orquestrar todos os meses a melhor revista de cinema em Portugal. Ou, pelo menos, a mais esforçada. Não nos contentamos com as traduções, com o simples e automático, com a falta de criatividade e a chapa três mês após mês. Ao bom estilo de Coppola, aqui na Take adoramos o cheiro a napalm pela manhã. Agora, só falta receber uma proposta que não dê para recusar.
domingo, novembro 22, 2009
Nas Nuvens

Melhor Filme do ano para a norte-americana National Board of Review, o aplauso de pé da crítica em geral, um trailer fantástico... e a estreia em Portugal só a 11 de Fevereiro do próximo ano.
sábado, novembro 21, 2009
sexta-feira, novembro 20, 2009
Triste Fado

"Dos 300 sócios actuais do Cineclube (do Porto) apenas 12 têm as quotas em dia". Manifesto aqui e blogue acolá. Futuro? Who knows.
quinta-feira, novembro 19, 2009
52,5 milhões de telespectadores
6 de Maio de 2004. Seis amigos, décima e última temporada, episódio final. 52,5 milhões de telespectadores. O episódio mais visto "on the moment" da década. Saudades. Muitas.
quarta-feira, novembro 18, 2009
terça-feira, novembro 17, 2009
segunda-feira, novembro 16, 2009
domingo, novembro 15, 2009
Ainda a FNAC online portuguesa
Fica, para memória futura, que o mesmo produto ao qual a FNAC Online portuguesa prometeu uma entrega de dois dias durante cerca de duas semanas, só para depois a encomenda ser cancelada por e-mail sem qualquer explicação aparente, demorou uns míseros três dias a chegar cá a casa, da longínqua CD WOW! Wow para a vossa fantástica incompetência e Wow para o vosso atencioso serviço de apoio ao cliente.
sábado, novembro 14, 2009
O costume

sexta-feira, novembro 13, 2009
Filhos do Coração
Em 2007, a TVI acompanhou o resgate, no Lago do Inferno, no Gana, de três crianças que os pais tinham vendido por menos de 30 euros. Essas crianças eram apenas algumas das que, dia e noite, são ainda hoje obrigadas a trabalhar para sobreviverem, em forma de escravatura. Dois anos depois, a TVI volta ao Gana para resgatar mais dez crianças e assegurar-lhes um futuro melhor. Fantástica reportagem da jornalista Alexandra Borges.
quinta-feira, novembro 12, 2009
quarta-feira, novembro 11, 2009
O drama canino
Lisa Schwarzbaum levantou a questão. O nosso homem da TV na Take concordou. E eu aproveito para assinar por baixo.
terça-feira, novembro 10, 2009
Há tanto para oferecer, se ao menos dessem a oportunidade.

O Ante-Cinema entrevistou em exclusivo o realizador de "Moon", o britânico Duncan Jones. Para ler com atenção. Que tenha sido a primeira de muitas dos nossos colegas blogosféricos, que nós na Take não damos para todas e a "outra" prefere traduzi-las.
segunda-feira, novembro 09, 2009
IMDB versão Portuguesa
Parece que o IMDB vai ter uma versão portuguesa. Dificilmente não continuarei a utilizar a versão original - até porque sou membro pagante do modelo profissional e não me parece que este venha a ser traduzido - mas pode nascer aqui uma oportunidade única para uma plataforma dinâmica e profissionalizada de cinema em Portugal. Ou não. O tempo dirá.
domingo, novembro 08, 2009
sábado, novembro 07, 2009
School for Scandal
A revista britânica de moda Tatler ganhou um novo admirador, graças a esta foto revivalista. Sabem quem é, não sabem?
sexta-feira, novembro 06, 2009
Grupo Lego comemora 10º aniversário da "Força"

Lançada em 1999, a primeira linha Lego de construção temática autorizada, combina uma das mais amadas e intemporais franchises de cinema com o brinquedo mais famoso do mundo, cativando tanto crianças como adultos. Para comemorar o décimo aniversário, três cenários inspirados na saga terão um packaging exclusivo. Em 2008, cerca de 15 milhões de Lego Star Wars foram vendidos em todo o mundo, o que equivale a uma média de 28 caixas por minuto. Até 2009, foram criados cerca de 182 cenários Star Wars para a Lego.
quinta-feira, novembro 05, 2009
quarta-feira, novembro 04, 2009
FNAC Online, nunca mais!
Primeira tentativa, primeiro e último fracasso. A primeira vez que encomendo algo online de uma loja portuguesa - depois de anos e anos a encomendar das mais variadas lojas inglesas, norte-americanas e canadianas, sem nunca ter tido uma encomenda cancelada - eis que a FNAC portuguesa decide, após esta minha última entrada, enviar-me um e-mail a informar-me do cancelamento do meu pedido e a avisar que iriam reembolsar o que já tinha sido pago. That's just how the portuguese do it.
terça-feira, novembro 03, 2009
The Final Destination (2009)

“The Final Destination” é o primeiro filme de terror integralmente filmado em 3D a ser lançado em Portugal. O resultado técnico do formato é bastante positivo, chegando a ser primoroso por um par de vezes, em que o espectador sente mesmo que alguns objectos saltaram do ecrã e deslocam-se na sua direcção - o melhor exemplo é, sem dúvida alguma, o da fagulha, já perto do final do filme. A nível narrativo, “O Último Destino 3D” é mais do mesmo. Com a mesma ideia central, o que muda deste para os restantes três capítulos da saga são as personagens e os modos sempre criativos, originais e, até, divertidos, que a morte arranja para apanhar quem lhe escapou à primeira. Destaque para a beleza de Shantel VanSanten e Haley Webb, já que, a nível interpretativo, nem a experiente Krista Allen consegue dar uma volta à banalidade intrínseca das personagens da fita.

segunda-feira, novembro 02, 2009
Back in time

A FNAC portuguesa é a nova Amazon? Já lá vão duas semanas para receber um produto assinalado no site com o rótulo "entrega em 2 dias". O discurso memorizado do serviço de apoio ao cliente é: "será enviado o mais tardar até amanhã". Estamos a voltar atrás no tempo?
domingo, novembro 01, 2009
Why not?

Subscrever:
Mensagens (Atom)