sábado, janeiro 02, 2010

V Globos de Prata CN - Surpresa do Ano


Eden Lake, de James Watkins.

"Eden Lake" quebra lugares comuns. Primeiro, não precisa de recorrer constantemente a locais escuros e fechados para criar um ambiente claustrofóbico. É, aliás, a vastidão do bosque que cria a incerteza e o pânico nas personagens. O olhar claro sobre o horizonte, que nada traz senão árvores e silvas, atormenta a esperança de uma possível salvação. Depois, o medo é baseado num problema bem real das sociedades contemporâneas – a violência juvenil, a educação deficiente dos pais e a falta de valores morais das gerações mais recentes - e não numa força oculta e misteriosa, qual enquadramento de um ficheiro secreto. Ou seja, podemos identificar-nos com as personagens e colocar-nos na sua pele. Por fim, o retrato é cru e sumptuoso, sem que para tal tenha sido preciso recorrer a efeitos especiais de primeira linha. É na simplicidade angustiante do sujo, da lama e das feridas por sarar que “Eden Lake” surpreende e conquista a aflição do espectador. [Análise CN]

Trivialidade: Eden Lake sucede a In Bruges, vencedor da passada edição dos Globos de Prata CN nesta categoria.

1 comentário:

Sam disse...

Caro Cinema Notebook,

Os Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que pretende nomear o melhor que se fez em publicidade de Cinema no ano de 2009, estão de regresso ao Keyzer Soze’s Place.

Assim, convido o autor deste blog a expressar a sua opinião em http://sozekeyser.blogspot.com/2010/01/oscares-de-marketing-cinematografico-2.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na sua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...