terça-feira, dezembro 31, 2024

Adeus 2024!

segunda-feira, dezembro 30, 2024

Adolescence - Making a Murderer

domingo, dezembro 29, 2024

Adolescence (S1/2025)

Cada episódio tem um objectivo, um foco, uma perspectiva, um espaço temporal. Mais intima no seio da família, mais ampla no impacto em todos os que rodeiam esta família, seja na escola ou na comunidade. Cada episódio é um prodígio a nível técnico na complexidade dos seus quatro longos planos sequência em quatro episódios. Mas não se deixem enganar pelo brilho e pela astúcia das ferramentas e das luzes do espectáculo de magia: aqui o verdadeiro objecto de contemplação está nos mágicos - do filho ao pai, Stephen Graham, enorme, gigantesco naquela cena final - e na história que ambos vivem. Não há heróis nem vilões, não há lições de moral, não há reviravoltas inesperadas, não há nada que vá de encontro às nossas expectativas quando entramos na espiral de um crime. Pais que me estejam a ler: eu sei que vocês estão a fazer o vosso melhor. O mundo é que está todo f*dido.

sábado, dezembro 28, 2024

sexta-feira, dezembro 27, 2024

Ana de Armas & Sydney Sweeney

quinta-feira, dezembro 26, 2024

The Ministry of Ungentlemanly Warfare (2024)

Um grupo de personagens interessantes, duas ou três cenas muito boas que funcionam e sobressaem das restantes graças ao humor e química entre o elenco principal - a do prólogo, por exemplo -, todo um espectáculo de acção boçal e repetitivo que toma conta da segunda metade do filme, qual filme em piloto automático que perde todo e qualquer resquício de identidade do cinema de Ritchie. Um Churchill que não convence nadinha e uma Cleópatra (Eiza González) de fazer cair o queixo, num "Sacanas sem Lei" para totós. Até devia ter levado com aquela faixa amarela e preta no cartaz.

quarta-feira, dezembro 25, 2024

Under Siege & Under Siege 2 @ VHS

terça-feira, dezembro 24, 2024

Cage is his own genre!

segunda-feira, dezembro 23, 2024

The Package (1989)

É o filme de acção mais enfadonho e desordenado na conspiração que o suporta da muito interessante e competente semicurta carreira de Andrew Davis. Percebe-se assim porque caiu no esquecimento, porque nunca é referido quando alguém fala do realizador do "O Fugitivo", do "Força em Alerta" ou do "Nico: À Margem da Lei". Nem com um elenco recheado de nomes já estabelecidos em Hollywood (Hackman, Tommy Lee Jones, John Heard, Dennis Franz e Pam Grier) a história e, principalmente, o ritmo, consegue sair da cepa torta, seja em Berlim ou em Nova Iorque. Guerra fria, filme frio, cartaz de Letterboxd congelado.

domingo, dezembro 22, 2024

sábado, dezembro 21, 2024

Holland Wives

sexta-feira, dezembro 20, 2024

The Shooter (1995)

Para muitos o Ted Kotcheff é o realizador do primeiro Rambo; pois bem, para mim é o do "Weekend at Bernie's". Quase a chegar ao século de vida, ainda anda por aí o homem nas redes sociais, injustamente esquecido por Hollywood, à espera de um obituário para receber elogios a torto e a direito. Dolph Lundgren como US Marshall, em Praga, para desvendar o assassinato de um político cubano em solo americano (embaixada). O recentemente falecido John Ashton a fazer o que fazia melhor: aquele buddy backup meio tosco que desenrasca tudo o que é preciso para o herói brilhar. Paixoneta que acaba inesperadamente mal, amizade que acaba inesperadamente mal, um par de reviravoltas inesperadamente bem conseguidas. O calmeirão sueco é uma desgraça nestes papéis mais sérios, mas tudo se perdoa ao Ivan Drago.

quinta-feira, dezembro 19, 2024

How movies watch the news

quarta-feira, dezembro 18, 2024

Dog Walking Jaws

terça-feira, dezembro 17, 2024

Canary Black (2024)

O realizador do primeiro "Taken" - "I will look for you, I will find you, and I will kill you." - e a Kate Beckinsale de voz grossa e roupinhas justas. Bonita cena de abertura numa penthouse japonesa e, de volta a casa, desta vez Pierre Morel decide que é o marido desta loba solitária da CIA com um historial de zero missões falhadas que deve ser raptado para dar pontapé de saída ao espectáculo. Acção bem filmada como seria de esperar, plot assim-assim que ainda assim não envergonha ninguém, uma máscara de silêncio, um drone gigante, um Citroen a alta velocidade (que perigo), uma reviravolta conjugal inesperada, um final bem sacado para deixar no ar um possível regresso e, porra, desculpem lá insistir nisto, mas esta voz de velha da Kate foi ideia de alguém ou uma inevitabilidade da PDI? PS: Caramba, dedicado ao Ray Stevenson? Que facada!

segunda-feira, dezembro 16, 2024

domingo, dezembro 15, 2024

Don't freak out!

sábado, dezembro 14, 2024

Police Story (1985)

"Detective Sargento Jackie Chan"? Cinemundo, porra, esperava melhor, mesmo que não tenham nada a ver com as legendas (LisbonWorks); a personagem tinha nome, e não somos assim tão estúpidos - ou racistas - para não o associar à personagem certa. Jackie Chan contra as leis da física - spoiler alert, perde Newton todas as vezes -, num espetáculo inesperadamente - pelo menos para mim - muito mais cómico do que de acção durante mais de uma hora, qual Camacho Costa em esteróides nos Malucos do Riso no circo, sem arnês de segurança. Felizmente a meia hora final e a conspiração em torno da falsa acusação de homicídio levam o carro sem travões para um patamar muito mais sério num centro comercial, tornando-o num belíssimo filme de terror para qualquer empregado de seguradora ou osteopata. PS: "Talvez precise de ajuda no relatório" fez-me soltar uma valente gargalhada.

sexta-feira, dezembro 13, 2024

How The OC saved indie rock

quinta-feira, dezembro 12, 2024

Ready or Not Borderline

quarta-feira, dezembro 11, 2024

Wild Strawberries (1957)

It's a journey through memory of someone that feels guilty of so many choices that he made through life and time. An existential reflection on aging and isolation, a Bergmanian cinematic poem about mortality and how it's never too late to get some kind of (inner) redemption. But help me with this one: did he really regretted not banging his cousin? Well, anyway... Ingrid Thulin was absolutely stunning and I shamefully confess I identified with that scumbag that said "my wife likes ridiculing me. I let her. It's psychotherapy"! A beautiful movie, but not the masterpiece I was expecting it to be.

terça-feira, dezembro 10, 2024

James Bond Will (Not) Return

segunda-feira, dezembro 09, 2024

I actually didn't say anything!

domingo, dezembro 08, 2024

Zero Day (S1/2025)

É uma salganhada de ideias que apenas funciona no primeiro e no último episódio. No primeiro porque tudo é mistério, tudo é novidade, e o conceito apocalíptico promete muito mais do que aquilo que acaba por entregar, e no último porque dão palco - e púlpito - a Robert De Niro para brilhar, finalmente, sozinho. Não faltam analogias ao estado político actual dos Estados Unidos, como é óbvio, mas toda a conspiração é tão mal orquestrada e escrita pela equipa de guionistas que nem uma realização ousada a espaços consegue compensar a confusão, a falta de ritmo e o aspecto deslavado e insonso de quatro episódios intermédios que pouco ou nada serviram para agarrar e convencer o espectador. "24" fê-lo muito, muito, melhor, várias temporadas, durante muitos, muitos, mais episódios para "encher". Amiguinhos, é meter o dinheiro debaixo do colchão e esperar que venha um ex-presidente salvar o mundo, como aqui.

sábado, dezembro 07, 2024

The sounds of the Shaw Brothers

sexta-feira, dezembro 06, 2024

Madame President Viola Davis

quinta-feira, dezembro 05, 2024

A Almería de Leone (2024)

Sob o sol ardente de Almería (tirando o dia que fez nevoeiro e tramou o Paulinho), ergue-se o silêncio que ecoa o oeste (com mulher e filhos, silêncio não houve certamente), onde o deserto se faz tela vazia (para tanta cativante sobreposição do passado com o presente) e o vento sopra histórias de homens de barba rija (e de um narrador a cumprir um sonho de criança). Em Almeria Sergio Leone desenhou o faroeste, em Almeria Paulo Fajardo escreveu um belíssimo poema de homenagem à sua carreira.

quarta-feira, dezembro 04, 2024

How To Begin A Movie

terça-feira, dezembro 03, 2024

Costurar um filme!

segunda-feira, dezembro 02, 2024

The Cutter (2005)

O Daniel Bernhardt com tatuagens nazis, mau como as cobras, rouba uma série de jóias antigas de um túmulo acabadinho de ser descoberto algures no deserto do Sinai. Instruções de um raptor num DVD-R da Memorex; bons velhos tempos em que o DVD era rei e senhor disto tudo. Chuck Norris, policia reformado, agora detective privado, fluente em russo e com conhecimentos profundos em mitologia ancestral judaica. Slow motions, silêncios prolongados e analepses narrativas a cada cinco minutos. A Tracy Scoggins, meu Deus, não dava conta daqueles olhos lindíssimos desde a sua personagem de jornalista atiradiça e sexy na redacção do Daily Planet nas tardes da TVI. Só por isso já valeu a pena.

domingo, dezembro 01, 2024

What Would Billy Wilder Do?