quinta-feira, setembro 12, 2024

Singin’ in the Rain (1952)

I get it why "Singin' in the Rain" is so famous and celebrated. I really do, trust me: it is technically and visually impressive most of the times and the choreography, particularly in the large ensemble numbers, was as groundbreaking as vibrant at the time. But it stops there for me, as its plot felt completely thin, serving only as a vehicle for the "musical" show. No depth to be found - characters or storywise - and was it just me or Donald O’Connor performance was way more exciting than Kelly's one? The "Make them laugh" bit was just phenomenal in every aspect.

quarta-feira, setembro 11, 2024

Fincher on Fincher

terça-feira, setembro 10, 2024

Bela Senna, Netflix

segunda-feira, setembro 09, 2024

It’s a Wonderful Life (1946)

Timeless (Christmas) heartwarming classic with an uplifting "butterfly effect" message powered by extremely well developed characters and a sort of fantasy narrative that builds up to an emotionally satisfying conclusion. Life is, sometimes, a really hard climb. But, if you get there, I assure you, the view is great!

domingo, setembro 08, 2024

The Awakening of Jim Carrey

sábado, setembro 07, 2024

They Live, o Documentário

sexta-feira, setembro 06, 2024

It Happened One Night (1934)

The first of only three films to win every major Academy Award, including Best Picture. And that's because the "limb is mightier than the thumb". Lovely timeless romantic comedy, one where the two protagonists never actually kiss and, go figure, all works marvellously on screen. Wikipedia tells me Bugs Bunny first appearance was in 1938, so the carrot signature gag while making sarcastic remarks can only have been inspired by Clark Gable's character in this movie. A movie that should actually be called "It Happened in Three or Four Nights".

quinta-feira, setembro 05, 2024

Robocop: Making Of

quarta-feira, setembro 04, 2024

Marvel para Netflix pelos Irmãos Ursos

terça-feira, setembro 03, 2024

Platoon (1986)

Os bodybags como cartão de boas vindas, a selva húmida, o maço de Marlboro no capacete, uma ganza fumada pelos canos de uma caçadeira, um olhar vazio à partida, outro inocente à chegada, a alma e o coração da América. O pequeno grande mundo de Oliver Stone do avesso, começando com Defoe bom e Berenger mau, narrado pela voz sem grande peso nem profundidade do Sheen mais novo - bem longe do impacto da do pai em "Apocalypse Now". Duas figuras de autoridade que personificam duas visões diferentes de masculinidade - o protector e o impiedoso -, num conflito humano quase tão perigoso para o pelotão quanto a guerra em si. A acção que nunca abandona a linha da frente, a confusão no meio dos tiroteios - alguns historiadores e ex-combatentes defendem que cerca de quarenta porcento das mortes norte-americanas deveram-se a "friendy fire", algo que marcou inclusivamente o posterior "Nascido a 4 de Julho" de Stone. Numa perspectiva pessoal, descobrindo-o agora pela primeira vez e conhecendo o perfil cultural crítico de Stone, faltou-me contexto político, motivacional e de jogo de bastidores de uma guerra tão absurda como, infelizmente, riquíssima em aventuras e desventuras. Lyndon Johnson, qual Capitão Falcão contra os comunistas, sem uma única referência. Problema meu de expectativas, não do filme. Episódio sobre "Platoon" gravado para o podcast "Imperdoável" do Rui Alves de Sousa, aqui.

segunda-feira, setembro 02, 2024

The Filthy Life of John Waters

domingo, setembro 01, 2024

Chantagem de Mão

sábado, agosto 31, 2024

Furiosa: A Mad Max Saga (2024)

É um "Fury Road" com menos alma, menos coração, menos tacto, menos realismo e muitas, muitas mais pontas soltas e incongruências narrativas na sua história. Antes sentia-se o pó na garganta, a areia nos olhos, o calor daquelas chamas roqueiras; agora quase tudo passa por artificial, talvez até aquilo que não o tenha sido. Em 2015 mal dei conta do CGI, neste entrou-me pelos olhos a dentro, quase como se fosse propositado, um trunfo conquistado e exibido de forma vaidosa. Tom Burke fica a milhas de Tom Hardy - o seu Jack tem (tinha?!?) potencial enquanto personagem, mas Burke deixou o carisma em casa -, a Anna Taylor-Társio cumpre mas não é Charlize e o Thor parece estar sempre na brincadeira, como se não levasse o seu vilão minimamente a sério e isto fosse um daqueles Marvels de brincar, uma espécie de Guardiões da Galáxia no deserto. Até me conseguiu deixar com saudades do Nicholas Hoult, e olhem que não é fácil. Querido George, ainda assim, continuo a amar-te; foi mais uma aventura do caraças, num mundo do caraças, com personagens do caraças, cores do caraças, ideias do caraças e tantas outras coisas do caraças. Já sei que não devemos voltar-nos a ver depois do fiasco de bilheteira que isto foi, mas fica o meu obrigado eterno por esta saga... do caraças!

sexta-feira, agosto 30, 2024

Hanging Out in Movies

quinta-feira, agosto 29, 2024

Olivia Captain Pope

quarta-feira, agosto 28, 2024

The Final Countdown (1980)

Massive underexplored ambitious sci-fi history drama plot, terrible - i mean, really terrible - acting by Kirk Douglas and a lot of impressive aerial and "ground" carrier operations shots to fill, for sure, more than half an hour of movie, adding absolutely nothing to the story. And, sadly, lacked "thecojones" to finish in a surprising and unexpected way.

terça-feira, agosto 27, 2024

Why Are Movies So Obsessed With Trains?

segunda-feira, agosto 26, 2024

Casa de Papel Catalão

domingo, agosto 25, 2024

The Big Heat (1953)

A tight ninety minute classic film noir that explores corruption, vengeance and moral ambiguity almost flawlessly - both visually but also in its suspenseful and complex narrative. Glenn Ford delivers a compelling performance as a crusading detective torn between personal revenge and professional duty, on a Fritz Lang masterpiece assembled with sharp dialogue, a fantastic cinematography and the lovely Jocelyn Brando (Marlon Brando oldest sister).

sábado, agosto 24, 2024

sexta-feira, agosto 23, 2024

Oriol Paulo de volta!

quinta-feira, agosto 22, 2024

The Remains of the Day (1993)

Duty, love and regret. Personal sacrifice and missed opportunities. Social class and power dynamics. Blind loyalty over morality. Hopkins as a dedicated but emotionally repressed butler, showcasing his ability to convey deep emotion through subtle expressions and restrained body language. All great themes and reasons to love it, but truth be said, the slow pacing and introspective storytelling will ask of you to be on one of those really good days to fully engage and enjoy it. I wasn't.

quarta-feira, agosto 21, 2024

terça-feira, agosto 20, 2024

A Almería de Fajardo e Leone!

segunda-feira, agosto 19, 2024

No Hard Feelings (2023)

F*ck, we lost beautiful charming Jennifer to an incompetent cosmetic surgeon. Sadly, the Fappening gave way to The Botoxxening, but kudos to her courage to do the naked fighting scenes by herself, without any body doubles! As for the movie, tries really, really hard to be funny, but it's so unnaturally rude most of the times that it just does not work as planned. The jokes are good, but their delivery is not. Sex for Buicks, bring clumsy Jenny back!

domingo, agosto 18, 2024

Making a Mess: a History of Megalopolis

sábado, agosto 17, 2024

Wan Alert: Baby on Fire

sexta-feira, agosto 16, 2024

Eleven Days, Eleven Nights (1987)

Um arquitecto que se vai casar dentro de onze dias, apanha o ferry para ir trabalhar, como sempre. Uma miúda gira que dói faz-lhe olhinhos, ele segue-a para um corredor, ela abre o casacão e está nua. Pimba pimba, zimba na guimba. Ali mesmo, nem ai nem ui, nem os nomes um do outro sabiam. Tanta vez que apanhei o ferry para a ilha do Farol e nunca me aconteceu nada parecido. Ela, escritora, a aventurar-se na preparação de um novo livro erótico, fica-lhe com a carteira, liga-lhe, combina novo encontro, e diz que durante os próximos onze dias e onze noites, até se casar, ele é todo dela. Vai-lhe chupar bem chupadinho, até ao tutano, com mel caseiro e tudo na ponta da verga, como se pode prever pelo cartaz aqui disponível no Letterboxd. Isto sim, uma despedida de solteiro à maneira, organizada pelo mítico Joe D'Amato.

quinta-feira, agosto 15, 2024

quarta-feira, agosto 14, 2024

WWII by Steve McQueen

terça-feira, agosto 13, 2024

Turbulence 2: Fear of Flying (1999)

Much, much better than what I was expecting. I could handle that one in a gazillion passager drop into the air traffic facility, but everything lost all credibility when they showed an air traffic controller drinking milk. Worse, an air traffic controller played by Tom Berenger drinking milk. Come on guys, put some whisky on the table and make it fun. Despite that, Jennifer Beals lovely sweet look, Jeffrey Nordling badass kicks, wristarms and stupid change of accent and Craig Sheffer terrible acting made it worthy. Go DAD!

segunda-feira, agosto 12, 2024

How Fritz Lang Trolled the Nazis

domingo, agosto 11, 2024

Holy Horror Grant

sábado, agosto 10, 2024

Baywatch: Panic at Malibu Pier (1989)

Filme de hora e meia que acabou por servir como episódio piloto de "venda" para o mundo de todo um conceito. O resto é história. Primeira cena falada é entre pai e filho na areia, o Mitch de sempre e um Hobie que posteriormente seria trocado, sobre espalhar protetor solar em mulheres. Perdão, miúdas de treze anos. Cena de nudez que nunca mais foi repetida após a "transformação" em série - mas que foi autorizada apenas na "versão europeia" do piloto -, uma explosão de um barco que poderia muito bem ter sido filmada pelo Michael Bay, a morte de uma personagem importante - calma, o homem volta umas temporadas mais tarde, noutro papel - e uma maluquinha assassina cleptomaníaca com tendências suicidas. Porque ser nadador salvador e livrar malta de um afogamento não é stressante o suficiente. Bons velhos tempos em que o verdadeiro herói era aquele que salvava alguém em câmera lenta. Envelheceu bem? Talvez não. Mas as memórias de infância ninguém nos tira.

sexta-feira, agosto 09, 2024

Making of Blade Runner